Além de Rondônia, o peixe amazônico foi distribuído em seis outros Estados brasileiros e em Nova Iorque
A 3ª edição do Festival Tambaqui da Amazônia reuniu pela primeira vez o Brasil e os Estados Unidos na realização simultânea de, ao menos,15 mil bandas do pescado assadas. Além de Nova Iorque e Rondônia, o peixe amazônico foi distribuído em seis outros Estados brasileiros.
O evento foi lançado no dia 1 de setembro durante o IV International Fish Congress Fish & Expo Brasil (IFC), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já no domingo (4), dezenas de voluntários se revezaram para assar na brasa as bandas do pescado em onze cidades rondonienses: Porto Velho, Candeias do Jamari, Ariquemes, Machadinho D’Oeste, Cujubim, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. Todo o peixe assado foi vendido para arrecadar recursos para entidades beneficentes cadastradas no evento.
O mesmo aconteceu nas capitais: Rio Branco, Boa Vista, Belém, Cuiabá, Manaus, Palmas e São Luiz. Em cada região, uma entidade encabeçou a missão de assar as bandas de Tambaqui, vender e fazer o movimento. Em praticamente todos os locais os peixes foram entregues no sistema drive-thru, em que os compradores receberam os peixes dentro dos próprios carros, evitando filas e a aglomeração de pessoas.
Tambaqui internacional
Já na cidade de Nova Iorque, as bandas de Tambaqui foram apresentadas na Times Square, na Broadway. Houve também a distribuição de costelinhas e petiscos para investidores em um restaurante na 100th avenida. O movimento é organizado pela Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), pelo Sebrae e pelo Governo do Estado de Rondônia. O objetivo foi divulgar o pescado brasileiro para a abertura de novos mercados.
“Os Estados Unidos são um importante mercado que estamos acessando hoje, trazendo toda a experiência que é comer um tambaqui. Sabemos que teremos ainda mais trabalho depois de hoje, pois estamos apenas no começo, mas é disto que vivemos: de desafios. Aqui foi um sucesso e, em breve, a Europa também terá movimentos semelhantes”, explicou Francisco Hidalgo Farina, presidente da Acripar.
A comitiva brasileira em Nova Iorque também contou com a participação do piscicultor e vice-presidente da Acripar, Edson Sapiras. Para ele, o tambaqui tem forte potencial para ser mais uma commodity brasileira de grande sucesso no exterior. “É um peixe produzido de forma altamente sustentável, de sabor único e que tem o poder de alimentar o Brasil e o mundo. Todos devem ter o direito de experimentar o nosso peixe”, enfatizou.
Fonte: https://www.seafoodbrasil.com.br/