Criação de polo de piscicultura é debatida em Uberaba

Criação de polo de piscicultura é debatida em UberabaPrefeitos de cidades da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) conheceram detalhes dos estudos para a implementação do Polo de Piscicultura do Alto Vale do Rio Grande. O projeto foi apresentado durante a Megaleite, que está sendo realizada no Parque Fernando Costa, em Uberaba. Os detalhes foram apresentados pelo autor e coordenador do projeto, Eudécio Casasanta Pereira.

A primeira decisão anunciada é que, com sede em Uberaba, o polo vai ser legalmente constituído, através de projeto de lei, e abrangerá todos os municípios da Amvale. A partir da aprovação da matéria será feita proposta de convênio com o Ministério da Pesca. Ao mesmo tempo será apresentado o projeto de viabilidade a investidores interessados. O município indicará uma área de cerca de 100 mil metros quadrados para construção do frigorífico.

Eudécio Casasanta Pereira anunciou, ainda, a existência de um grupo de empreendedores interessados em implantar um condomínio empresarial em Uberaba, com 70 mil metros quadrados de área, para abrigar uma fábrica de ração para peixe e uma indústria de gelatina, voltada para o aproveitamento de subproduto do peixe.

“O polo contempla uma área de mais de 50 mil hectares de lâmina d’água, fora a produção em tanques escavados nos municípios. É um grande fator de geração de emprego e renda, com projeção de abrir 300 empregos diretos e outros 500 indiretos. Vai melhorar a renda de todos os municípios, principalmente para o pequeno produtor, na área de piscicultura, e do médio e do grande (produtor) que vão ter mais uma gaveta de bons negócios”, explicou Eudécio.

O projeto idealizado por Eudécio Casasanta Pereira tem uma amplitude maior. Denominado de “Complexo de Piscicultura do Triângulo Mineiro”, atingirá 35 municípios da região, com seus quatro polos: Araguari, Ituiutaba, Iturama e Uberaba.

Fonte: http://g1.globo.com