Um projeto realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), prevê a instalação de 50 tanques para a criação de alevinos na comunidade Porto Alegre, ao longo do Rio Curuá-Una, na BR-370, na zona rural de Santarém, oeste do Pará.
Para isso, a Emater está realizando visitas aos moradores para identificar as famílias que possuem aptidão para a atividade piscícola. A equipe técnica verifica a viabilidade econômica e a qualificação dos produtores e aquicultores que serão selecionados. De acordo com a empresa, 18 famílias que vivem na comunidade já desenvolvem a atividade.
O trabalho da Emater contempla um plano de ação que está sendo desenvolvido por um grupo gestor criado no município, que quer regularizar as áreas exploradas com a atividade piscícola e que prevê licenciamento ambiental, outorga d’água, crédito rural para a atividade, Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), das propriedades. Estes três últimos pontos são de responsabilidade da Emater.
O diagnóstico deve ficar pronto nos próximos 20 dias e apontará quais as famílias serão contempladas no projeto. Os tanques instalados serão povoados com alevinos de tambaqui, tabatinga e curimatã, produzidos pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) em Santarém. O número de alevinos para cada família deverá estar de acordo com o tamanho do espaço que ocupa cada família ao longo do rio.
“Acreditamos que até o final deste ano os tanques já estejam implantados. As famílias contempladas passarão por treinamentos que envolvem teoria e prática na atividade”, diz o técnico da Emater, Emivaldo José Rebelo.
Integram o grupo gestor Emater, Sepaq, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e prefeitura de Santarém.
Fonte: http://g1.globo.com