Produtores discutem manejo na piscicultura em Ariquemes, RO

Produtores discutem manejo na piscicultura em Ariquemes, RO
Produtores da região de Ariquemes acompanharam
a palestra (Foto: Eliete Marques/G1)

Equilibrar a quantidade da ração para um número de peixes é um dos principais temas abordados durante palestra na 31ª edição da Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari), ministrada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), na manhã desta quarta-feira (30). Produtores de Ariquemes (RO) e região aprendem e trocam informações sobre o assunto.

De acordo com Cooperativa dos Produtores de Peixes da Região de Ariquemes (Coopermar), atualmente, 300 produtores trabalham com piscicultura na região. José Dutra de Oliveira, de 60 anos, atua no segmento há cinco anos e ressalta que o valor da ração é alto, pois gasta cerca de R$ 200 por dia em nove tanques de peixes.

Luis Antônio Futia, de 53 anos, conta que está há 10 anos no ramo e quer saber as novidades que podem ajudá-lo a economizar. “Tem a quantia de comida correta, por isso é importante saber fazer a conta entre ração e quantidade de peixes”, ressalta.

O engenheiro agrônomo da Emater Hélio Pinheiro Casara explica que o bom manejo na piscicultura pode diminuir os gastos e aumentar a renda no fim da produção. Durante a palestra foi abordados também a análise da água, aplicação de calcário e adubação nos tanques. “Se o piscicultor souber a quantidade correta de ração por metro quadrado, pode diminuir o investimento. Além disso, falamos de outros temas que podem ajuda-lo no dia a dia e contribuir para a produção”, enfatiza.

Fonte: http://g1.globo.com