Secretaria de Agricultura realiza cadastramento de produtores rurais, principalmente os pequenos, que desejam instalar em suas propriedades tanques escavados para a criação de peixes. Em Uberaba, a Semana do Peixe já foi realizada duas vezes, sendo a última em 2013. Neste ano ela não aconteceu. Para marcar o momento estão abertas inscrições para produtores que desejam agregar a piscicultura à atividade rural.
Segundo o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira Campos, atualmente o produtor deve realizar várias atividades complementares para gerar mais emprego e renda, e a piscicultura é uma delas. “Em Uberaba, existe demanda e produtores interessados em ter a criação de peixes, como nas comunidades de São Basílio e Santa Fé. Por isso, convidamos esses produtores para fazer o seu cadastro na secretaria”, informa Danilo.
O secretário explica que a Secretaria de Agricultura possui agrônomo especializado no assunto para orientar os produtores. Em propriedades onde o produtor possui pequeno espaço de água é possível instalar o tanque e dispensar os custos com a outorga, através do uso insignificante, permitindo a criação de peixes para alimentar a família e para a venda.
Portanto, assim que todos os produtores interessados forem cadastrados, conforme a capacidade, as instalações ou reformas dos tanques com as máquinas da Prefeitura começarão a ser feitas. “Pelo que posso perceber, os produtores que criam peixes gostam muito. Primeiro, porque é um alimento saudável, principalmente para a própria família, e segundo, porque, quando há sobras, o que normalmente acontece, a produção gera uma renda a mais quando a carne é vendida para feiras e os conhecidos”, avalia o secretário.
Além desta ação com os tanques, a secretaria está fazendo parcerias com a UFTM para desenvolver um projeto voltado para a piscicultura. Trata-se de proposta regional em médio e longo prazo para a criação do Polo de Piscicultura do Triângulo Mineiro. Outro projeto é a formação do Centro Integrado de Pesca Artesanal, uma ação que será desenvolvida com o Ministério da Pesca.
Fonte: http://www.jmonline.com.br