Peixes e mariscos são tradição na mesa dos alagoanos, mas é no verão que eles viram protagonistas. Especialistas em saúde e alimentação reconhecem os benefícios desses alimentos e criam pratos multifacetados para dietas saudáveis, coloridas e saborosas. Entre os ganhos: fortalecimento do sistema imunológico, redução de colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.
Fonte de proteínas, fósforo e vitaminas, os peixes são ainda mais conhecidos pela presença de ômega 3 em sua composição. Segundo o nutricionista Keny Torres, essa característica é uma aliada no combate a várias doenças cardiovasculares. “O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada essencial para nossa saúde, já que atua na redução do LDL, o colesterol ruim, e no aumento do HDL, considerado bom para o organismo”, reforça.
Os frutos do mar, ricos em proteínas, também são opções para uma boa dieta. Keny Torres destaca que mexilhões, camarões, lagostas e lulas têm atuação semelhante a dos pescados, mas devem ser consumidos com equilíbrio. “Alguns frutos do mar apresentam maior quantidade de colesterol, mas se consumidos uma vez ou duas vezes na semana não causam prejuízos à dieta”, explica.
Para o especialista, a inserção de peixes e mariscos no cardápio deve estar associada à boa manipulação desses alimentos. O nutricionista recomenda a conservação dos frutos do mar no congelador, bem como o preparo adequado dos peixes – fator importante para a qualidade do produto e a quantidade de calorias do prato.
A chef Vera Moreira, responsável pela criação dos inconfundíveis pratos afro baianos do Akuaba, eleito pela Veja Comer & Beber o melhor restaurante de Maceió especializado em peixes e frutos do mar, também vem buscando agradar o paladar dos clientes que optam por comidas mais leves. Além dos célebres acarajé, abará, bobó e moqueca, Vera, ao lado do chef Jonatas Moreira, incluiu no cardápio do Akuaba deliciosas saladas com polvo e camarão, como a salada da Costa dos Caetés, peixe grelhado, filé de peixe ao molho de ervas e sucos tropicais feitos com a própria fruta.
“Nossa preocupação é poder oferecer opções leves, gostosas e saudáveis ao público, principalmente diante dessa maior preocupação com a saúde, em um momento em que as pessoas estão cada vez mais regradas na alimentação. Fizemos uma releitura da moqueca de peixe, por exemplo, criando uma versão light com molho de tomate. É uma opção bacana e leve para o almoço da semana, e não menos saborosa que a receita que leva leite de coco e dendê, ingredientes típicos da comida afro baiana. Nossa intenção é oferecer, de forma bem democrática, pratos para quem está fazendo dieta e para quem quer se permitir”, destaca Vera Moreira.
Fonte: http://primeiraedicao.com.br/