O Prefeito José Antonio Assad e Faria recebeu no final da tarde desta quarta-feira, 12 de novembro, em seu gabinete, o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul Luiz David Figueiró e toda a sua equipe, que está na região para realizar uma visita técnica e vistoria nos equipamentos voltados ao trabalho pesqueiro que estão à disposição da prefeitura.
Na oportunidade, também foram designadas ações referentes à pesca, bem como a discussão de projetos voltados para o local, que irão beneficiar não só os profissionais da pesca, como também seus familiares.
” Ladário receberá projetos futuros, contemplando os pescadores e o mais importante, os seus familiares, proporcionando assim, a valorização do mercado em nossa região. É uma potencialidade que deve ser explorada gerando mão de obra qualificada e acima de tudo renda familiar”, disse José Antonio.
” Viemos para uma visita técnica que avaliará como estão os trabalhos feitos na região. O nosso principal foco é vistoriar os equipamentos como a escavadeira hidráulica, no qual Ladário foi contemplada e que é utilizada para a criação de projetos junto aos pescadores, como também a criação de tanques para a produção de peixes do município”, explicou Figueiró.
Ainda conforme ele, outro ponto a ser observado é a visita no Tele Centro que é responsável por receber as ações voltadas aos profissionais da pesca e seus familiares, através de cursos profissionalizantes.
Neste local, acontecem cursos profissionalizantes do PRONATEC- Pesca e Aquicultura, como formação piscicultura em tanques rede, formação de piscicultor em tanques escavados, condutor de turismo de pesca (aplicado este ano), biojóias e operador de informática com carga horário em 200 horas, entre outras capacitações. “Um verdadeiro planejamento que deverá recomeçar no início de 2015”, enfatizou o superintendente Federal.
Já para o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Jorge de Castro, a visita é de suma importância, pois possibilita a viabilização de recursos para a cidade na área da pesca, com isso, também fará do município uma das principais regiões produtora de pescado no Estado.
“Essas ações demonstram o comprometimento pessoal do superintendente do ministério da pesca com a nossa cidade, proporcionando e incentivando desta forma, a produção do pescado de cativeiro em nossa região, transformado Ladário em uma região de potencialidade no ramo da pesca no Estado”.
Também participaram da reunião o diretor presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário Elemar Ebeling, a secretaria executiva Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura Vilma Galvão, Superintendente Federal Adjunto e Coordenador do Ministério da Pesca e Aquicultura Celso Benites, além da Elis Regina presidente da colônia de pescadores de Ladário Z-14 e o assessor executivo da prefeitura Herman de Moraes Batista.
Fonte: http://www.correiodecorumba.com.br