A produção de alevinos criados em cativeiro pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aumentou no ano passado, atingindo mais de quatro milhões de peixes. O que mostra a viabilidade do projeto implantado, que tem como objetivo estimular a criação de 15 espécies de peixes em cativeiro na região.
Os peixes são criados no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Perímetro Irrigado Bebedouro, na Zona Rural de Petrolina. São 56 viveiros que produzem durante todo o ano.
De acordo com o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Bebedouro, Rozzano Figueiredo, conta que a expectativa é de que este ano a produção seja ainda maior. “Em 2013, tivemos uma produção de 3,5 milhões. Em 2014, 4 milhões de alevinos. A gente está com boas expectativas vai depender da Lei Orçamentária Anual”, conta.
São cultivadas 15 espécies de alevinos, entre elas Surubim, Piau e Dourado. Além de peixes exóticos como a Tilápia e o Tambaqui. A produção de 2014 foi distribuída para 30 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí.
Os alevinos são destinados ao peixamento de açudes públicos e de rios, e também para pesquisas em universidades. Além disso, são distribuídos para pequenos piscicultores da região, o que ajuda na renda familiar deles. O produtor José Francisco Nunes é um dos beneficiários do projeto. Há três anos, ele resolveu investir na piscicultura e conta que tem obtido sucesso com os peixes. “Comecei com o Tambaqui e Tilápia. E hoje, tem gente muita gente procurando a Tilápia”, explica.
Fonte: http://g1.globo.com