Projeto de criação em cativeiro pretende salvar a garoupa-verdadeira no Brasil

Projeto de criação em cativeiro pretende salvar a garoupa-verdadeira no BrasilA garoupa-verdadeira, tão procurada pela pesca comercial, ganhou um projeto exclusivo de reprodução em cativeiro. O Projeto Garoupa, desenvolvido pela ONG Associação Terra Viva, vem obtendo sucesso nessa tarefa. As informações são do Globo Rural.

A garoupa integra a lista de espécies globalmente ameaçadas de extinção pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, do nome em inglês). Com o intuito de preservar a espécie, o projeto atua em 11 cidades, sendo sete no estado do Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios) e quatro em São Paulo (Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião).

“A gente pretende com isso gerar subsídios para a formulação de políticas públicas, trabalhar futuros planos de manejo das garoupas e ter esses locais como áreas de preservação e de ecoturismo, para manter a biodiversidade. Tem uma série de fatores que são interessantes até para a própria pesca”, destaca o mestre em biologia marinha e coordenador geral do projeto, Maurício Roque da Mata Júnior.

Os dados finais do projeto serão divulgados este ano em congressos nacionais e internacionais, com o objetivo de disponibilizar as informações para o público e os órgãos ambientais.

Fonte: http://revistapescaecompanhia.com.br