Secretaria estadual acompanha projeto piloto na pisicultura de MT

Secretaria estadual acompanha projeto piloto na pisicultura de MTEspecialistas em piscicultura da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos fundiários (Seaf-MT) estiveram em Poxoréu (257 km a sudeste de Cuiabá), em visita técnica com representantes da pasta de agricultura e dar continuidade no projeto-piloto de incentivo a cadeia do pescado, que será modelo no Estado para municípios em que a economia era baseada no garimpo. A ideia é reaproveitar os buracos já existentes oriundos de catreados (escavação do garimpo), e torna-los poços para a produção de peixes. A prefeitura apresentou ao Governo do Estado diagnóstico de produtores por região e também iniciou o levantamento cadastral dos mesmos. Estima-se haver aproximadamente 450 tanques a serem finalizados.

Para o secretário Suelme Fernandes, a produção de pescado é uma alternativa consciente para dinamizar a economiza dos municípios exauridos pelo garimpo. “Poxoréu, apostou na produção de maracujá que hoje já está em queda, e acreditamos que o perfil do município é o pescado. Será um projeto piloto, e caso dê certo, assim como foi em Alto Paraguai, iremos expandir para outros municípios para desenvolver a aquicultura familiar em áreas do garimpo”, observou.

Após o cadastro dos produtores, o Estado viabilizará o ajuste e moldes desses tanques, cedendo um maquinário para o município, que será assistido por um técnico da Empresa de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), e também há a possibilidades do trabalho ser realizado com a metodologia ‘horas-máquina’.

Pelo motivo de já possuir um frigorífico e organização social consolidada, a secretaria entrou em negociação com uma cooperativa em Primavera do Leste, para viabilizar o direcionamento e arranjo produtivo desta cadeia. A cooperativa fica a menos de 40 km de distância de Poxoréu, facilitando assim a comercialização do pescado.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br