Os lagos da Praça Batista Campos, em Belém, receberam neste sábado (21) o retorno de cerca de sete mil peixes da espécie tilápia. Os lagos passavam por manutenção desde setembro de 2014, e desde a época, os peixes estavam no lago do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
“A equipe teve todo o cuidado no transporte dos peixes do Hangar até a praça. Quando chegamos aqui, não jogamos os peixes direto nos lagos. Nós pegamos um pouco da água dos lagos e misturamos com a água que estava no vasilhame, para que eles não sofressem um choque térmico. Após um tempo nós liberamos eles nos lagos”, explica Antonio Paulo Araújo, técnico de piscicultura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Segundo a bióloga Isabel Nery, do Departamento de Áreas Especiais da Semma, os lagos da praça não passavam por manutenção há cerca de 10 anos. “Durante a limpeza percebemos a grande quantidade de lama e limo que tinha nos lagos, que há muito tempo não passava por limpeza. Os peixes foram retirados com bastante técnica, para que não tivesse mortandade. Agora eles retornam para os lagos que estão limpos”, detalha a bióloga.
Fonte: http://g1.globo.com