O recém inaugurado Mercado de Peixes de Macaé, no litoral do Rio, está realizando um rigoroso controle de qualidade dos produtos vendidos. A análise é feita por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vandré Guimarães, o controle de qualidade acontece por meio de uma abordagem aos boxes e área de limpeza, orientando quanto à adequação das normas sanitárias e ao Código de Defesa do Consumidor.
“Além disso, promovemos cursos de capacitação e desenvolvimento dos comerciantes. Para nós, o controle de qualidade significa respeito ao consumidor. Não queremos apenas um mercado bonito. Nosso desejo foi agregar em um mesmo espaço, beleza, qualidade e convívio, ressaltou.
Comerciante há 34 anos, José Manoel Rodrigues conta que em sua banca, o produto mais procurado pelos clientes é o camarão, tanto da espécie Sete Barbas como o VG. “Eu comercializo também lula, mariscos, polvo, ova de peixe e siri”, contou.
Já o vendedor Sérgio Gomes conta que o peixe mais procurado na banca em que trabalha é o Dourado. Aldeir Batista, que comercializa pescado há 24 anos, explica que todos os peixes que vende têm boa procura pelos clientes.
“A preferência é pela sardinha, quando a venda está liberada, pois estamos no período do defeso. As pessoas gostam pelo preço e qualidade”, afirma.
Consumidores elogiam novo espaço
O novo Mercado de Peixes, mais amplo, tem recebido elogios dos clientes que procuram o local para comprar pescado, como é o caso do pedreiro Antônio Maciel. “Gosto muito de peixe e procuro sempre comprar, pois os preços estão razoáveis. Compro carapeba, pargo e xerelete. O novo espaço ficou muito bom”, disse.
O professor Frederico Moreira também não abre mão de consumir pescado. “Consumo peixe pelo menos duas vezes por semana e gostei muito das novas instalações do Mercado de Peixes”, contou.
Benefícios do peixe para a saúde
Os principais benefícios de comer peixe, além de ser uma alimento de fácil digestão, são: melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo porque o peixe é rico em ômega 3, que é um componente importante para todos estes processos.
Além destes benefícios, o peixe é fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, pois é riquíssimo em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo; previne a osteoporose, pois tem boas quantidades de vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos; combate a anemia, por ser uma boa fonte de ferro e vitamina B12, que são nutrientes importantes para a saúde das células do sangue.
Fonte: http://g1.globo.com