A Epagri de Tubarão vai capacitar todos os piscicultores da região Sul do Estado até 2017, apoiando a execução de projetos por meio de orientação técnica. O gerente regional da Epagri, Gustavo Claudino, explica que as capacitações já tiveram início, com objetivo de aproximar o volume de produção amadora (duas toneladas/hectare) do alcançado pelos piscicultores comerciais da região (dez toneladas/hectare).
O projeto também foca os produtores que já alcançam volumes superiores a dez toneladas/hectare. Eles serão informados sobre melhorias de tecnologias que possam elevar ainda mais essa produtividade. As capacitações são viabilizadas com verbas do SC Rural e também por meio de parcerias com prefeituras da região e associações de piscicultores locais.
A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca estuda a criação de um programa para modernizar e fortalecer a piscicultura em Santa Catarina. A ideia é apoiar a aquisição de um kit com equipamentos básicos para que o produtor possa acompanhar as condições do cultivo diariamente, composto por: um oxímetro microprocessado, um pH metro de campo e um disco de Secchi.
“Nosso objetivo é fomentar a piscicultura em todas as regiões porque é uma alternativa de renda para o produtor rural, além de ter um grande potencial de crescimento. Temos que fazer a piscicultura acontecer em Santa Catarina”, afirma o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa.
Com informações da assessoria de imprensa da Epagri
Fonte: http://www.engeplus.com.br