Governo quer 100 mil alevinos para eliminar ataques de piranhas na Barragem do Bezerro

Governo quer 100 mil alevinos para eliminar ataques de piranhas na Barragem do BezerroO superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Romildo Mafra, anunciou no Jornal do Piauí desta quinta-feira (30) que pretende povoar a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, com 100 mil alevinos para acabar com os ataques de piranhas a banhistas.

“Esses fatos se repetem. Nós tivemos isso em 2010 e qual foi a medida adotada na época? A povoação de outras espécies em parceria com o DNOCS e a pesca autorizada pela Semar”, explicou o gestor.

Depois de ataques de piranhas ferirem mais de 100 pessoas na Barragem do Bezerro nos últimos anos, o local, que é o principal ponto turístico da cidade localizada a 50 quilômetros de Teresina, foi interditado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo nesta quinta-feira.

Romildo Mafra acredita que o panorama atual é reflexo da pesca predatória. “O que nós achamos? Que está tendo a pesca predatória de outras espécies. Você põe outras espécies e o pescador pesca essas outras espécies e não a piranha. Aí aumenta a população da piranha e ela fica dona absoluta do espaço”, argumentou.

Para evitar que o cenário atual perdure, o superintendente de Recursos Hídricos da Semar afirma que já tem a solução. “Nós vamos adotar o mesmo procedimento. Vamos autorizar a pesca. Já tive contato hoje com o DNOCS e ele vai liberar 100 mil alevinos para povoar. Acredito que, com a pesquisa e esse povoamento com espécies predadores de piranha, como a traíra e o tucunaré, será possível resolver o problema”.

Para finalizar, Romildo Mafra aproveitou para dar uma bronca em quem trabalha nas imediações do açude. “É preciso evitar a pesca predatória, mas, acima de tudo, que as pessoas que trabalhem ao lado do açude tenham mais cuidado com a questão da sujeira. É preciso ter um pouco de educação ambiental. Isso também contribui para que a piranha avance”.

Fonte: http://cidadeverde.com