Piscicultores, estudantes, empresários e demais interessados poderão conhecer e tirar dúvidas sobre o sistema de produção de tilápias em fluxo contínuo de água, durante Encontro Técnico organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), no próximo dia 16 de fevereiro, no município de Arcos.
Em palestra no Plenário da Câmara Municipal, o pesquisador Vicente Gontijo apresentará o funcionamento do sistema e os requisitos para a implantação. Em seguida, os participantes irão conhecer a Unidade Demonstrativa instalada, desde 2012, no Campo Experimental da EPAMIG, em Arcos.
O sistema de produção de peixes em fluxo contínuo de água utiliza caixas de fibra de vidro onde a água circula ininterruptamente. A técnica oferece vantagens como facilidade de manejo, redução dos impactos ambientais e aumento significativo do volume produzido. O modelo básico é composto por sete caixas d’água circulares de 2 mil litros em fibra de vidro, com capacidade para produzir até cinco toneladas de peixe ao ano.
O pesquisador Vicente Gontijo alerta que antes de investir no sistema o produtor deve procurar orientação técnica, fazer pesquisa de mercado e um cronograma de despesas e receitas. “Nós estamos orientando os produtores a iniciar a atividade com cautela, a conhecer o negócio. Os resultados de pesquisas que serão conduzidas no Campo Experimental da EPAMIG em Felixlândia serão importantes para definirmos um pacote tecnológico mais amplo para auxiliar os interessados”, afirma.
Um manual com o passo para a implantação da unidade produtiva está disponível para download no site da EPAMIG – www.epamig.br – Menu Publicações, Publicações disponíveis, Cartilhas, Produção de tilápias do Nilo em fluxo contínuo de água.
Encontro Técnico de Piscicultura: Sistema de produção de peixes em fluxo contínuo de água
Data: 16 de fevereiro de 2016 – (terça-feira)
Horário: a partir das 13h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Arcos – Rua 25 de dezembro, 760 – Centro
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br