A Unesp de Jaboticabal recebe, em julho, o IX Curso e Workshop de Sanidade em Piscicultura e a I Feira Nacional da Piscicultura – FENAPIS, com o tema “Novas tecnologias na produção de peixes: oportunidade de incrementar a atividade com excelência e seguridade”.
Na Feira Nacional da Piscicultura, vários piscicultores, indústrias, empresas e universidades terão a oportunidade de expor e demonstrar seus produtos. Já temos a confirmação de uma prática de vacinação e classificação de peixes, bem como de várias outras tecnologias inovadoras para o setor e de produtos.
O evento será realizado no Centro de Convenções da Unesp, Campus de Jaboticabal, SP, nos dias 13 a 15 de julho de 2016. O curso é organizado pela bióloga do Caunesp – Centro de Aquicultura da Unesp, Fabiana Pilarski, e por Daniela Nomura Varandas, egressa com Mestrado pelo Caunesp.
A I Feira Nacional da Piscicultura terá como expositores as maiores empresas relacionadas à aquicultura do Brasil, como a empresa de ração Trouw Nutrition, Prevet Sanidade Aquícola, MSD, Saúde Animal, Dognani, equipamentos para aquicultura, Ceresco Nutrition, Agroinova, AMMCO PHARMA, Escama Forte, Piscicultura Toca da Tilápia, Revista Panorama da Aquicultura, Peixe BR. Fish TV, Biomin, SempreViva, PeixeSP, Arenales Homeopatia, Homeopatia Brasil, Biorigin, Portal do Sol, Imeve, Aquabel, Alltech, Peixe Vivo Aquacultura, Spring Genetics, Fish Vet Group, Fai, Phibro, Aquaporto, Aquamérica.
Os eventos ocorrem num contexto em que o crescimento desordenado da aquicultura, acompanhado do descontrole sanitário, tem contribuído para a ocorrência de altas taxas de mortalidade e produção de peixes com qualidade duvidosa. As doenças são fatores de singular importância, que limitam consideravelmente o potencial produtivo e a rentabilidade comercial de espécies altamente promissoras para a aquicultura.
A fim de contornar os problemas provados pelas doenças no setor produtivo, os pesquisadores têm sido encorajados a encontrar soluções alternativas e preventivas. Dentre as medidas alternativas que vem demonstrando ótimos resultados na redução de doenças e na implantação de medidas de biosseguridade está o curso de sanidade oferecido pelo Caunesp, o qual tem contribuído desde 2008 com o treinamento de produtores, técnicos, alunos, pesquisadores e pessoas ligadas ao setor aquícola na identificação de problemas no setor, caracterizando as principais enfermidades encontradas na piscicultura, seu impacto na produção, bem como a adoção e aplicação de medidas preventivas, discussão ampla e técnica sobre o mercado aquícola nacional, assegurando alimentos mais seguros ao consumidor e aceitação pelo mercado internacional.
Neste ano, o curso de sanidade enfatizará principalmente as novas tecnologias utilizadas na criação de peixes, como a Biotecnologia da reprodução como ferramenta na produção de peixes, ministrada pelo Dr. George Shigueki Yasui, pesquisador da USP e do CEPTA / ICMBio, Temperatura de incubação dos ovos e alimentação inicial das larvas afetam o crescimento muscular dos peixes na fase de abate, ministrada pela Dra. Maria Célia Portella, professora da Unesp, campus de Jaboticabal, Saúde intestinal em peixes, ministrada pela Dra. Paola Navarrete (INTA-Universidad de Chile) Genética de tilápia: passado, presente e futuro, ministrada pelo Ricardo Neukirchner (Piscicultura Aquabel), Boas práticas de manejo na produção de juvenis de tilápia em viveiros escavados, proferida pelo Renato Morandi (Piscicultura GeneSeas), Piscicultura com produção em grande escala, uma tendência? Ministrada pelo Dr. João Donato Scorvo Filho (APTA), Qualidade de água em cultivo de peixes em tanques-rede, ministrada pelo Dr. Clóvis Ferreira do Carmo (Instituto de Pesca), Piscicultura no Brasil: situação da produção atual e perspectivas, ministrada pelo Dr. Fábio Sussel (APTA), Importância da organização setorial para o mercado aquícola, proferida por Francisco das Chagas de Medeiros (Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura), Novas doenças na produção de tilápia: desafios e alternativas para os produtores, ministrada pelo Dr. Henrique César Pereira Figueiredo (UFMG) e Produção de peixes em sistema in door ministrada por Gustavo Bozano. A abertura do curso será realizada pelo Deputado Federal e Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Arnaldo Calil Jardim.
Este ano também haverá algumas novidades, como o oferecimento de três aulas práticas consecutivas, uma sobre técnicas para identificação de parasitos e bactérias em peixes (Dra. Fabiana Pilarski e equipe LAPOA), a segunda sobre questões práticas quanto ao uso de probióticos na aquicultura, ministrada pelo Dr. José Luiz Pedreira Mourino (Universidade Federal de Santa Catarina) e a terceira sobre Compostagem com resíduos da piscicultura, ministrada pela Dra. Rose Meire Vidotti (APTA).
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br