O Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB/MT) reuniu-se com o Secretário de Aquicultura e Pesca, Dayvson de Souza, para discutir políticas públicas para a pesca de Mato Grosso. “O Brasil tem potencial e bons técnicos para desenvolver a piscicultura, mas ainda é incipiente. Queremos empreender de forma correta e eficiente em Mato Grosso”.
A piscicultura brasileira teve uma produção de aproximadamente 474,5 mil toneladas em 2014. Com base nos dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o número representou um aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior. “É preciso que o governo veja a pesca como setor estratégico. Exemplo disso é a pesca esportiva, que sozinha movimenta R$ 4 bilhões em nossa economia. Precisamos de uma força maior também nos estados”, disse Dayvson de Souza.
Mato Grosso está em segundo lugar no ranking de produção de peixes, perdendo apenas para o estado de Rondônia. “O potencial do meu estado é grande, basta dizer que entre os 15 maiores produtores de peixes de água doce do País figuram os municípios de Sorriso, Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Cuiabá”, explicou Valtenir.
Dentre as ações propostas pelo deputado, está o investimento na criação de peixe de tanque no no Lago do Manso, localizado na Chapada dos Guimarães, que fica a 65 quilômetros da capital mato-grossense. O local tem capacidade para a produção de quase 19 mil toneladas por ano, conforme estudo da Agência Nacional de Águas – ANA. “O Lago do Manso tem um potencial muito maior para a piscicultura. Quero trabalhar para aumentar essa capacidade junto com a ANA e o MAPA e levar crescimento econômico para a baixada cuiabana”, concluiu Valtenir Pereira.
Fonte: http://www.24horasnews.com.br