A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) liberou a subvenção econômica para a compra de óleo diesel de 1.711 embarcações pesqueiras, referente ao período de primeiro de janeiro a 31 de dezembro de 2017, para beneficiários de 13 estados da federação.
O secretário da SAP, Dayvson Franklin de Souza, lembra que a subvenção é um incentivo utilizado também em outros países e que permite a equalização do preço do óleo diesel, evitando impactos da flutuação do dólar e garantindo a competitividade do pescado brasileiro. A medida é importante para que o produto brasileiro possa concorrer com os preços do mercado internacional. “Ganham, com isso, todos os componentes da cadeia do pescado do país, ao terem acesso a esse gigantesco mercado em condições de competir. E também o consumidor no valor final do produto”, justificou.
A Portaria, de n° 17, foi publicada na seção I, do Diário Oficial da União, na última sexta-feira (9). Beneficia 1.011 empresas de pesca, armadores e pescadores profissionais, atendendo às solicitações de 27 entidades representativas do setor, tais como: colônias de pescadores, cooperativas, sindicatos e associações, além de quatro beneficiários individuais. A SAP recebeu as inscrições durante o período de primeiro de agosto a 30 de setembro deste ano, num total de 2.268 de solicitações.
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br