Sistemas de Recirculação para Aquicultura são tema de curso no Instituto de Pesca

Sistemas de Recirculação para Aquicultura são tema de curso no Instituto de Pesca

Para disponibilizar informações para fomentar pesquisas científicas e auxiliar no cultivo de espécies ornamentais, o Centro de Pesquisa de Recursos Hídricos do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoverá, nos dias 28 e 29 de março, o curso “Sistemas de Recirculação para Aquicultura: produção de organismos ornamentais em laboratório”. O evento será realizado na sede do IP, no Parque da Água Branca, na capital paulista.

O curso é coordenado pelo pesquisador do Instituto de Pesca Eduardo de Medeiros Ferraz e será realizado em duas etapas: no primeiro dia, serão ministradas palestras que abordarão o uso de recirculação de água no cultivo de peixes ornamentais, com o criador de peixes William Sugai; as principais espécies ornamentais com potencial para a criação em sistemas de recirculação de água, com o pesquisador do IP Mauricio Keniti Nagata; os princípios da manutenção de peixes em laboratório, conceitos de biotério, normatização pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e como projetar um sistema de recirculação para cultivo de espécies ornamentais em laboratório, com Eduardo Medeiros Ferraz.

Já no segundo dia, os participantes assistirão à aula prática no laboratório do Centro de Pesquisa, na qual será abordado o funcionamento de um modelo de produção em alta densidade de organismos ornamentais.

O curso oferece 20 vagas destinadas a alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores universitários e criadores de peixes ornamentais em geral. As inscrições devem ser feitas por meio do site da FUNDEPAG com o valor de investimento de R$ 150 para profissionais e R$ 50 para estudantes.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelos números (11) 3871-7588 com Cibele e (11) 3871-7525 com Eduardo, ou pelo e-mail cecomip@pesca.sp.gov.br.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br