De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) a produção de tilápia cresceu acima da média da piscicultura brasileira, mantendo o país na quarta posição entre os maiores produtores do mundo
Em 2018, foram 400.280 toneladas com crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior (357.639 t). Para acelerar a demanda ainda neste ano, a marca Presence – uma marca ADM (Archer Daniels Midland Company) – aderiu à Campanha ‘Coma Mais Peixe’. Atualmente, seus produtos oferecem ao mercado, tecnologias nutricionais capazes de contribuir para um resultado superior.
Ainda de acordo com o levantamento da Peixe BR, a produção de peixes de cultivo no cresceu como um todo, mas o destaque é para a tilápia, espécie que se adapta perfeitamente bem a todos os estados. No ano passado, Tocantins e Mato Grosso aprovaram a produção da espécie em tanques-rede e segundo o Censo Agropecuário IBGE, a tilápia está presente em todos os estados brasileiros, porém em alguns – especialmente do Norte – não há comercialização.
Por isso, a Presence tem como iniciativa aumentar a produção e o consumo de peixes de cultivo, por meio de seus alimentos e soluções nutricionais adequadas com eficiência em resultados produtivos e financeiros para os produtores de peixes de cultivo. A marca acredita que, quando o piscicultor alimenta seus peixes com rações de alta qualidade, que são produzidas por novas tecnologias e ferramentas, isso aumenta a confiabilidade das pessoas a comerem este tipo de proteína.
“O mercado mundial de cultivo de peixes tem crescido fortemente e um dos motivos é a demanda por carne de qualidade a favor da saúde do consumidor”, destaca o gerente de produtos, Rodrigo Barboza de Alencar. O consumo de peixes no Brasil é apenas 3,5 kg por ano, “porque a população em geral, não sabe que nesses peixes encontra-se uma proteína de excelente qualidade, saborosa e saudável.”, finaliza Alencar.
Para o presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, a população precisa conhecer melhor nossa piscicultura. “Queremos envolver as pessoas nessa causa e oferecer oportunidades para todos participarem dessa importante ação, porque possuímos uma cadeia produtiva qualificada, tecnificada e preocupada com a saúde alimentar da sociedade”, destaca Medeiros.
A campanha, apoiada por empresas associadas da Peixe BR, envolve diversas iniciativas, como participação e realização de eventos de gastronomia, parcerias com chefs, degustação em pontos de venda, valorização do peixe de cultivo na merenda escolar e muito mais. A proposta é atrair todos os agentes da piscicultura para a campanha – produtores, processadores e consumidores, passando pela mídia, influenciadores digitais, formadores de opinião e a sociedade em geral.
Para saber mais sobre a campanha ‘Coma Mais Peixe’, siga nas redes sociais: Instagram (@comamaispeixe_br) e Facebook (comamaispeixe_br).
Fonte: https://www.portaldoagronegocio.com.br/