Meio ambiente debate potencial da piscicultura em reunião de Câmara Setorial

Secretária ressaltou os desafios que precisam ser superados pelos investidores para alavancar a piscicultura

imagem meramente ilustrativa

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participou da reunião virtual extraordinária da Câmara Setorial da Piscicultura (CSP), nesta segunda-feira, 06, onde foi debatido ações e meios para fortalecer a piscicultura no Estado, além da legislação que regulamenta o setor. A Semarh é membro da Câmara Setorial e foi representada na reunião pela gestora da pasta Miyuki Hyashida. 

A secretária Miyuki Hyashida ressaltou os desafios que precisam ser superados pelos investidores para alavancar a piscicultura, como a obtenção de licenciamento ambiental para desenvolver a atividade. Miyuki Hyashida destacou ainda que “ os piscicultores podem contar com os avanços e inovações no setor que melhoram cada vez mais a produção no Tocantins, ofertando no mercado um produto de qualidade”.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, falou sobre a legislação que regulamenta a gestão dos recursos hídricos no Estado, que “ buscam assegurar  água em quantidade e qualidade para garantir segurança ao  investidor que aquele rio comporta o suficiente para o seu negócio”. 

O diretor frisou ainda que o trabalho de monitoramento realizado pela Semarh-TO é importante para evitar a perda do equilíbrio econômico da atividade”, ressaltou Aldo Azevedo.

Câmara Setorial

Criada em 2019, composta por representantes de instituições públicas, privadas e organizações, sendo gerida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a câmara setorial tem como objetivos específicos: ser o sistema de governança do Plano de Desenvolvimento da Piscicultura no Tocantins, propor políticas públicas para o setor piscícola integrando as atividades das instituições envolvidas e discutir os problemas e sugerir soluções que afetam o processo de produção, industrialização e comercialização do pescado e de subprodutos gerados na atividade.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/