Evento vai debater a pesca, maricultura e a logística
A ExpoMAR – pesca, maricultura e logística estreia nesta quinta e sexta( 29 e 30), no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, Santa Catarina. O evento estima reunir mais de 1.500 participantes entre pescadores, armadores, maricultores e empresários dos setores da pesca e da maricultura, universidades, entidades e governo. Já o congresso será ministrado por 53 conferencistas nacionais e internacionais e a feira de negócios congrega mais de 50 empresas do setor.
Para a abertura oficial, marcada para às 9h desta quinta-feira – Dia do Pescador, estão confirmadas as presenças do Ministro da Pescae Aquicultura (MPA), André de Paula, e outras lideranças nacionais, locais e representantes do Uruguai. Após a abertura oficial, Marcio Castro, da FAO Roma, fará a palestra: “Tendências e desafios do mercado mundial de pescado e o desenvolvimento sustentável da atividade”.
A ExpoMAR reúne o Fórum Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura, Mostra Técnico-Científica e Feira de Negócios. E, conforme a organização, trata-se do primeiro e único evento das cadeias da pesca e da maricultura focado em projetar e discutir os setores, gargalos e desafios para os próximos 30 anos.
Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) ressalta que a ExpoMAR representa uma grande retomada para o setor pesqueiro de Itajaí e região. “Com a economia voltada para o mar, especialmente tendo o título de capital nacional da pesca, queremos fomentar, ver o que for oportuno para o setor. Temos a certeza que, através dos grandes painéis que serão realizados na ExpoMAR, com os palestrantes internacionais e nacionais, vai demonstrar e conciliar o que nós temos no Brasil e o que temos fora do país e, nesse meio campo, ver o que podemos abranger para o futuro próximo”, fala.
Para Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca e presidente da ExpoMAR, o evento vai surpreender o setor com debates e palestras sobre os principais gargalos e oportunidades para a pesca e a maricultura. “Construímos uma programação robusta, conversando com várias instituições como Univali, Epagri, UFSC, Abipesca, Sindipi, Ministério da Pesca, entre outras”, afirma.
No evento, especialistas nacionais e internacionais apresentarão os mais recentes avanços em temas como Gestão de Recursos Pesqueiros, Economia do Mar e a Pesca no Brasil, Plano espacial marinho, sinergias e conflitos, Desafios e estratégias para elevar a competitividade e sustentabilidade da indústria de processamento de pescado e Mudanças Climáticas e os efeitos sobre a disponibilidade e o comportamento dos estoques pesqueiros e na maricultura.
“É um evento de debates, análise de tendências, geração de conhecimento, construção de pautas comuns e negócios em uma atividade muito importante para o País e com potencial de expansão e de geração de trabalho, emprego e renda”, completa Gregolin.
Sustentabilidade e mudanças climáticas
Um dos painéis mais aguardados trata de “Mudanças Climáticas e os efeitos sobre a disponibilidade e o comportamento dos estoques pesqueiros e na maricultura”. O painel contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais como Doris Soto, do Chile. Ele é cientista sênior, com histórico comprovado de trabalho na pesca e aquicultura e especialista em sustentabilidade de sistemas alimentares aquáticos, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Sustentável, Serviços ecossistêmicos, Biodiversidade e implicações das Mudanças Climáticas para sistemas aquáticos.
Feira reunirá tecnologias e soluções para o setor
A diretora executiva da ExpoMAR, Eliana Panty destaca a participação de empresas locais, nacionais e internacionais na feira de negócios. “Nesta primeira edição conseguimos reunir um mix de empresas fornecedoras de tecnologias que melhoram o desempenho da indústria pesqueira e pesca artesanal”, diz.
Conforme ela, serão apresentadas tecnologias de localização e comunicação via satélite que aumentam a segurança nos barcos pesqueiros com sondas e radares. Ainda, tecnologia em motores de barco mais eficientes, com menor impacto ambiental, máquinas filetadoras de peixe, escamadoras, barcos para maricultura, entre outras novidades.Durante o evento, as empresas expositoras farão ofertas exclusivas para os visitantes que poderão adquirir cordas náuticas, redes de pesca, equipamentos, caixas de transporte de peixe, além de conhecer novidades e lançamentos do setor.
Sobre a ExpoMAR
A ExpoMAR: pesca, maricultura e logística, é promovida pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil ) e tem a correalização da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundep), do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar SC) e Gomes da Costa patrocinam o evento.
A ExpoMAR recebe o apoio de instituições como o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Itajaí, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Associação Brasileira da Indústria de Pesca (Abipesca), Conselho Nacional de Estudos Pesqueiros (Conepe), Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc), Instituto Rumo ao Mar (Rumar), Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Catarinense de Aquicultura (ACAQ).
A entrada na feira e no congresso é gratuita, mediante credenciamento no site oficial. Créditos: ExpoMAR
Fonte: https://www.seafoodbrasil.com.br/