Um pequeno parasita que se alimenta do sangue dos peixes existente nos recifes de coral das Caraíbas vai chamar-se ‘Gnathia marleyi’ em homenagem ao cantor e guitarrista jamaicano Bob Marley.
Paul Sikkel, biólogo marinho da Universidade estadual do Arkansas, nos EUA, descobriu o parasita há uma década ao largo das Ilhas Virgens norte-americanas, mas só ao fim do dia de quarta-feira foi revelado o seu nome.
O cientista diz ter dado o nome de Marley ao crustáceo, que considerou «uma verdadeira maravilha da natureza», devido ao «respeito e admiração» que sente pelo músico jamaicano, que morreu em 1981.
Além disso, esta espécie é tão exclusivamente caribenha como Marley, disse Sikkel em comunicado.
Num email citado pela AFP, o investigador garantiu ser um enorme fã de Bob Marley desde a altura em que andava no secundário.
Tenho três grandes ‘posters’ de Bob Marley no meu laboratório, tenho praticamente tudo o que ele gravou, disse.
A fundação norte-americana para a ciência (National Science Foundation) diz que a criatura é uma nova espécie da família dos ‘gnathiids’, parasitas habitualmente existentes nos recifes de corais e que são ecologicamente semelhantes às carraças terrestres.
O ‘Gnathia marleyi’ infesta peixes que habitam os recifes da zona mais oriental das Caraíbas.
A escolha de Sikkel, no entanto, «não tem nada a ver com o facto de ser um parasita e tem tudo a ver com o facto de se tratar de um animal verdadeiramente notável e abundante nas Caraíbas».
Esta não é a primeira vez que novas espécies são baptizadas com o nome de celebridades.
Em Janeiro, por exemplo, uma rara mosca australiana foi chamada de ‘Scaptia (Plinthina) beyonceae’ em honra da diva da pop Beyoncé, o Presidente norte-americano, Barack Obama, tem um líquen com o seu nome, enquanto Elvis Presley deu o nome a uma vespa.
Fonte: http://sol.sapo.pt