Até o final de 2014 serão construídos cinco mil tanques para piscicultura
“Eu queria mesmo era ter meus 30 anos de volta e poder viver melhor esse momento. Nunca entrou uma máquina na minha propriedade, tudo que fiz foi na enxada. Pra limpar uma carreira dessa eu demorava dois dias. A máquina faz em uma hora. Eu nunca vi um governo apoiar o produtor desse jeito, agora ficou bom demais”. A frase é do produtor familiar Verdi Ferreira da Silva, de Cruzeiro do Sul, que há 44 anos luta para manter sua área de terra produzindo. Os cinco hectares plantado com mudas de coco serão intercalados com feijão em melancia, num sistema integrado de produção.
“Agora com essa mecanização e o calcário a produção dobra e a renda também. Sem falar que eu posso cruzar os braços um minuto, porque a máquina trabalhou por mim. Já sofri demais embaixo do sol com a enxada na mão. Agora é uma beleza!”, comemora. O governador Tião Viana visitou na tarde desta quarta-feira, 22, algumas propriedades rurais no Vale do Juruá, acompanhando o andamento dos programas de governo voltados para a produção familiar.
Mecanização, calcário, construção de açudes, de um complexo industrial para fechar toda a cadeia produtiva do peixe. Estes são alguns dos compromissos assumidos pelo governador Tião Viana, que iniciou seu mandato decidido a criar no campo uma nova classe média: a rural. Para isso, tem investido em diversos programas de apoio à produção agrícola, oferecendo uma diversidade produtiva em cada propriedade para que o pequeno produtor familiar tenha diversas alternativas de renda: peixe, ovelhas, frutas, frango, suíno, roçados.
Segundo o secretário de Produção, Lourival Marques, dois mil produtores estão sendo beneficiados com quatro mil toneladas de calcário para recuperação dos solos. A entrega é aliada à mecanização da terra e aos sistemas integrados de produção. “Eu fico muito orgulhoso em ver os benefícios para o pequeno produtor e a diversidade da renda que ele pode ter na propriedade. Em cinco hectares de coco ele vai conseguir tirar uma renda de R$ 65 mil ao ano, isso sem contar com o peixe, o feijão, a melancia. Nossa meta é fortalecer uma classe média rural e isso é possível, aliando tecnologia com oportunidades e cadeias produtivas consolidadas”, disse o governador Tião Viana.
Os deputados estaduais Elson Santiago, presidente da Assembleia Legislativa, Denilson Segóvia e Jonas Lima acompanharam a agenda do governador Tião Viana. Thaumaturgo Lima, coordenador da bancada acreana em Brasília, também participou.
“Eu, como técnico agrícola, tenho visto os avanços na área rural a partir das ações do governo e entendo que é um grande passo que o Estado está dando”, disse o deputado Denilson Segóvia. “Quando a máquina entra o trabalhador pode descansar. Há uns anos atrás não havia isso, era tudo na enxada, no terçado”, disse o deputado federal Thaumaturgo Lima, que se comprometeu com o governador Tião Viana a destinar emenda parlamentar para a aquisição de novas máquinas para ajudar na aradagem da terra.
Até o final de 2014 serão construídos cinco mil tanques para piscicultura. Os três tanques na propriedade Lenilson Ibernon estão entre os 1.162 que foram construídos no ano passado. “Nós nunca tivemos uma ajuda como esta e com o governo do nosso lado é mais fácil caminhar. A nossa expectativa aqui é tirar cinco toneladas de peixe este ano”, comentou.
Fonte: http://www.agencia.ac.gov.br