A iniciativa possibilita preços mais acessíveis e promove ainda ações de educação e informação nutricional
Comer pescados é saudável, e pelos próximos 14 dias esse consumo será mais valorizado no Ceará e em todo o País. É que tem início hoje, e segue até 17 de setembro, a Semana do Peixe 2012. Evento que chega a sua 9ª edição neste ano e tem como objetivo orientar a população sobre as vantagens de comer peixe e demais produtos derivados da pesca. No Ceará, a abertura será amanhã, com programação na Capital até o próximo dia 15.
Consumidores devem ficar atentos ao estado de conservação do alimento, como a textura. Expectativa é que o movimento nos mercados cresça FOTO: ALCIDES FREIRE
Com o tema “Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”, a campanha oferece diversas iniciativas que incluem ações de educação, informação e, até mesmo, preços mais baixos para o consumidor. A promoção é desenvolvida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com apoio da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA) e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), com participação de produtores e comerciantes.
Consumidores para o produto não faltam. Cada vez mais pessoas buscam por uma dieta saudável e escolhem o peixe como principal alimento, fazendo com que, em mercados e feiras, as barracas deste alimento sejam umas das mais procuradas.
A costureira Marluce Magalhães, 45, por exemplo, acordou cedo e foi, ontem, ao mercado do bairro Messejana escolher o pescado com toda a família. Segundo conta, ela é adepta fiel do alimento e come quase todos os dias. “Gosto muito de peixe e acho mais saudável”, afirma.
E há quem analise bem antes de comprar um pescado. Preços e estado de conservação do produto são muito bem observados pela autônoma Luzia do Nascimento, 37, que percorre a feira inteira antes de escolher o que levar para casa. Filha de pescador, ela explica que sempre procura pelos peixes com as guelras bem vermelhas e que não estejam com a textura mole. “Nasci na praia, por isso eu amo peixe. Faz bem para a mente e para o corpo também”, destaca.
No mercado de peixe do Mucuripe, o movimento é intenso, principalmente, nas primeiras semanas do mês. O vendedor Rogério José de Oliveira espera que o público aumente ainda mais na campanha. “Por conta do sabor, o pargo é um dos mais procurados”, comenta.
Durante a Semana do Peixe, serão distribuídas cartilhas sobre as propriedades nutricionais e a qualidade do pescado em feiras livres, supermercados e restaurantes. Em uma das comunidades do Pirambu, acontecerá um dia de venda de peixe a preço popular. A agenda educativa trará um concurso de redação para alunos de escolas públicas do Mucuripe e do Pirambu.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/