Rica em ômega-3, substância também melhora equilíbrio e velocidade
O ômega-3 é rico em benefícios para a saúde. A lista já inclui a redução do mau colesterol, prevenção de doenças cardíacas e até uma colaboração na perda de peso. Pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, podem ter encontrado mais um fator importante. De acordo com o estudo, comer peixes oleaginosos, como salmão e cavalinha, três vezes por semana, pode proteger os músculos e duplicar os benefícios dos exercícios em idosos.
Ômega-3 também ajuda na perda de peso
Durante a pesquisa, um grupo de mulheres com 65 anos de idade ingeriu doses regulares de óleo de peixe e praticou atividades físicas que exigiam força. A combinação foi responsável por melhorar a força muscular das voluntárias em até 20%. Um grupo controle praticou exercícios sem ingerir a substância e a melhora chegou a 11%.
Ao longo das 12 semanas de estudo, os cientistas também verificaram efeitos positivos em testes de equilíbrio, velocidade ao caminhar e tempo para levantar de uma cadeira, entre as voluntárias que consumiram o óleo de peixe.
Outros alimentos também são fonte de ômega-3, como a semente de linhaça e a couve-flor, mas os pesquisadores acreditam que os benefícios para a regeneração muscular de idosos esteja presente em ácidos graxos com propriedades anti-inflamatórias do tipo DHA e EPA, encontrados no óleo de peixe.
Como inserir o ômega-3 na sua dieta
Segundo os pesquisadores, idosos tendem a perder de 0,5 a 2% de massa muscular por ano, em um processo chamado de sarcopenia, que provoca fraqueza e perda de mobilidade. A descoberta pode combater inflamações de baixo risco, comuns com o avanço da idade, que dificultam a capacidade dos músculos de ganhar massa e força.
Fonte: http://180graus.com