Com o início da Piracema – período em que a pesca é proibida – em Mato Grosso a venda de peixes de tanque deve aumentar em torno de 30% até o fim de fevereiro de 2013, conforme as expectativas dos piscicultores. Já nos supermercados da capital a projeção é de um aumento em tono de 20% nesse período.
De acordo com a Associação de Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), hoje o consumo do pescado criado em cativeiro ganhou o mercado estadual e quase não há aumento de produção para época se comparado há alguns anos quando a expansão chegava até a 60%.
Mato Grosso passou de uma produção anual de 15 mil toneladas para 32 mil (t) de peixes, ocupando assim o 1º lugar no ranking nacional como maior produtor de peixe nativo, e 5º lugar na produção de peixe de água doce, de acordo com o Censo Aquícola de 2010, do Ministério da Pesca e Aquicultura (Mapa).
Existem no Estado cerca de 950 piscicultores e 4 mil pessoas dependendo da produção para sobreviver. Cerca de 103 integram a Aquamat e são responsáveis por até 80% da produção estadual.
O presidente da Aquamat Jules Ignácio Bortoli, explica que o consumo do peixe criado em cativeiro já é predominante no Estado,o que faz com que na época da Piracema o aumento das vendas não seja mais tão expressiva como em outros anos.
Fonte: http://www.odocumento.com.br