Os Colpani na Amazônia Brasileira

Os-Colpani-na-Amazonia-Brasileira

Inovar, desenvolver novas tecnologias, buscar soluções praticas para a piscicultura sempre foi o foco dos Colpani, assim, entre varias ações realizamos expedições pelo Brasil para gerar conhecimento prático das nossas espécies. Sabemos que o Brasil possui a maior variedade de espécies de peixes de água doce do mundo, porem esta diversidade deve ser estudada para que possamos conhecer as potencialidades das nossas espécies.

Uma espécie de peixe que atenda a cadeia produtiva da piscicultura deve-se enquadrar em aspectos muito importantes como:

  • Ter bom desempenho zootécnico (rápido crescimento, boa conversão alimentar)
  • Tem um bom rendimento de filé na industrialização
  • Ter boa aceitação do consumidor

Nos últimos 25 anos o Brasil buscou através de universidades e centros de pesquisas espécies de alevinos que viabilizassem a atividade, passamos por diversas espécies entre elas o Pacu, Tambaqui, Piauçu, Matrinxã, Piracanjuba, Dourado entre outras espécies que até hoje são criadas com a finalidade de repovoamento de lagos em fazendas e destinados a comercialização junto a pesque e pague.

Espécies como o Pintado, Cachara e seus híbridos e os chamados redondos como Pacu, Tambaqui e Pirapitinga e seus híbridos foram a que mais impulsionaram o desenvolvimento da piscicultura voltada para a industrialização no Brasil.

A Piscicultura Águas Claras sabe da importância do pais em eleger uma espécies e focar no desenvolvimento de tecnologias em toda cadeia produtiva, para que possamos ser competitivo no pescado a nível mundial.