Votorantim solta peixes no Rio Paraíba

Sul Fluminense

rio paraibaA Votorantim Siderurgia e o INEA promovem hoje, às 11 horas, em Barra Mansa, o peixamento de alevinos de espécies nativas no Rio Paraíba do Sul. Na ocasião, serão soltos 23 mil peixes das espécies Piabanha, Lambari do rabo vermelho e Curimbatá. A ação faz parte da rotina da empresa, que monitora desde 2007 a qualidade da água, sedimentos e fauna do Paraíba do Sul, em parceria com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

O evento tem o apoio da Prefeitura de Barra Mansa e contará com a presença do prefeito Jonas Marins (PC do B).
“A ação reforça o compromisso da Votorantim Siderurgia com o meio ambiente. Investimos continuamente para contribuir com a preservação ambiental das regiões onde atuamos”, explica Marco Tulio Xavier Lanza, Gerente Corporativo de Sustentabilidade da Votorantim Siderurgia.

Um dos diferenciais da ação promovida pela Votorantim é a possibilidade do futuro monitoramento dos alevinos. Os 23 mil peixes distribuídos podem ser identificados por mapeamento genético, o que permitirá saber se alguns dos peixes amostrados no rio são descendestes dos alevinos soltos nesse programa. São feitas coletas mensais de amostras para avaliar as características da água e o nível de qualidade, sendo montado um rico banco de dados sobre as espécies da região, as cadeias reprodutivas dos peixes e a ocorrência de fauna nativa. “Esta ação representa uma importante contribuição para a recuperação da ictiofauna do rio Paraíba do Sul e seus afluentes”, complementa Lanza.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Adaucto Siqueira Neves, a iniciativa garante o equilíbrio e a reprodução do ecossistema, na manutenção da estabilidade e na preservação das espécies. “Damos total apoio à soltura dos peixes no Rio Paraíba do Sul, pois preserva o repovoamento das espécies nativas do rio, além de realizar uma revitalização natural das áreas degradadas”, destacou o secretário, acrescentando ainda que a iniciativa desperta a conscientização das novas gerações sobre o descarte correto do esgoto e do material doméstico.

Além do evento principal em Barra Mansa no dia 22, também haverá soltura de 1000 alevinos da espécie Surubim, que está em risco de extinção, no dia 4 de junho, no bairro de Floriano na mesma cidade. Em 6 de junho, no município de Resende, outros 21 mil peixes serão soltos no trecho do rio que passa pela cidade. Serão, no total, 45 mil peixes soltos no Rio Paraíba do Sul. Os eventos contarão com a participação de representantes do INEA, dos governos locais e da Votorantim Siderurgia.

Sustentabilidade

Em todas as localidades em que atua, a empresa é referência em programas socioambientais, reafirmando o compromisso firmado com as comunidades locais. A empresa implantou nas suas operações em Resende e Barra Mansa um sistema de tratamento de efluentes em circuito fechado que já atinge 96% de recirculação. Preocupada com a biodiversidade, promoveu o plantio de mais de 250.000 mudas de espécies nativas da mata atlântica recuperando assim as matas ciliares dos rios Bananal em Barra Mansa, córrego São Jerônimo e do próprio Rio Paraíba do Sul em Resende.

Fonte: http://diariodovale.uol.com.br