Codevasf pede melhorias na qualidade da água do Parnaíba para alevinagem

Codevasf pede melhorias na qualidade da água do Parnaíba para alevinagemUma ação de esgotamento está sendo feita no rio Parnaíba, nos trechos que percorrem os municípios de Santa Filomena e Ilha Grande de Santa Isabel, para preservar a qualidade da água do rio. A informação é do diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, José Augusto Nunes (foto ao lado), afirmando durante entrevista ao Portal AZ que o esgotamento está sendo feito para não prejudicar o projeto de alevinagem.

O projeto está sendo realizado pela primeira vez na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba e consiste em produzir alevinos (100 mil) da espécie Curimatá no rio. O diretor da Codevasf explica que, a pesca artesanal é bastante forte no Piauí e apenas as lagoas marginais não estariam mais enchendo os estuários que servem de berçário para a reprodução das espécies.

“Através do projeto, nós recolhemos as matrizes das espécies, induzimos as desovas e as devolvemos em formas de alevinos para o rio. Por enquanto, só estamos fazendo isso com a espécie Curimatá, porém, até o final do ano nós vamos utilizar outras espécies de peixe como, por exemplo, Surubim.”, afirma José Augusto.

O diretor disse ainda que, o projeto irá atender tanto o rio Parnaíba, quanto os açudes públicos. Segundo José Augusto, a alevinagem só pode ser feito em municípios com menos de 100 mil habitantes e que, tanto a Codevasf quanto a Chesf farão a conscientização dos pescadores para que haja respeito nas normas de pesca artesanal.

“Os pescadores devem ter a consciência de que os peixes devem estar no tamanho ideal para serem retirados do rio, senão acabando prejudicando a reprodução dos mesmos e não vai ter como garantir a perpetuação da espécie. Na piracema, por exemplo, a pesca é proibida” explica o diretor.

Juntamente com o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Solon Braga, o diretor da Codevasf garante que, até o final do ano serão utilizados cerca de 400 mil alevinos, mas que o projeto para o ano que vem, visa que a produção chegue a um milhão. O projeto está sendo feito em parceria com o Governo do Estado e com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), mas segundo José Augusto, a Codevasf está em busca de mais parcerias para ampliar a soltura de alevinos no rio Parnaíba.

Fonte: http://www.portalaz.com.br/noticia