Barragem de Bocaina é formada por ‘lago’ que chega a 28 km de extensão. Rios, trilhas, serras e uma culinária típica são as atrações do local.
Rios, trilhas, serras e uma culinária típica, juntas com uma população acolhedora, formam a receita ideal para quem deseja passar as férias no interior do estado do Piauí. Para fugir da rotina de férias nas praias, o G1 visitou o terceiro maior açude do estado, onde está construída a Barragem de Bocaina, localizada na cidade de Bocaina, que fica a cerca de 340 quilômetros ao Sul da capital, Teresina.
A barragem foi construída próxima a nascente do Rio Guaribas e tem capacidade para armazenar 106 milhões de metros cúbicos de água, que no período de cheia chega a formar um imenso lago de até 28 quilômetros de extensão. Além de ótima opção para os banhistas, com águas límpidas, o local oferece passeios de lanchas pela imensidão do açude, onde os visitantes podem apreciar a rica vegetação e fauna em torno da barragem.
Outra opção do passeio é a culinária típica da região encontrada nos restaurantes do local. A nutricionista Sarah Rodrigues, de 23 anos e o marido Feitosa Vieira, há dois anos decidiram voltar a sua terra natal, a cidade de Bocaina, e abrir um restaurante na barragem.
“Nós decidimos investir na região porque acreditamos no seu grande potencial turístico. Aqui, conseguimos construir um restaurante onde empregamos mais seis pessoas e no futuro pretendemos inaugurar um hotel. As pessoas costumam visitar o local nos fins de semana, principalmente no período das férias e no carnaval, época que a barragem recebe mais de 30 mil visitantes”, disse Sarah Rodrigues.
O agricultor Manoel Edivan Sousa diz que costuma visitar sempre o local. “Moro em uma cidade próxima, mas sempre aproveito as folgas para visitar a barragem, que tem uma paisagem muito bonita e ficou ainda mais movimentada depois que trouxeram várias cooperativas e associações de cultivo de peixes, que fomentaram a economia e trouxeram renda paras as famílias que vivem na barragem”, afirma Edivan.
Piscicultura na Barragem
Dentre os projetos de produção de peixes está a Estação de Piscicultura da Barragem, iniciativa mantido pela Prefeitura da cidade de Bocaina, que produz mensalmente cerca de 10 mil alevinos que são distribuídos para pequenos produtores da região.
“O objetivo dessa cooperativa é incentivar a produção de peixes e trazer mais renda para as famílias da região. O projeto conta com 10 tanques de peixes onde é feita a reprodução, e posteriormente estes filhotes de peixes são distribuídos para mais de 100 piscicultores da região”, informa o auxiliar administrativo do projeto Nazareno Rocha.
Segundo Nazareno através do projeto pioneiro da estação, foram formadas outras cooperativas e associações de pescadores que produzem não só filhotes, mas também peixes adultos. “A chegada da piscicultura trouxe renda e movimentou a economia, o que faz com que as famílias que vivem na barragem não deixem o local. É através da renda oriunda da proteção dos peixes, que muitas famílias sobrevivam na região”, informou Nazareno.
Manoel Edivan Sousa, de 30 anos, diz que hoje sustenta toda a sua família através do trabalho que realiza em uma das cooperativas de peixe. “Há seis anos saí do interior, de uma cidade próxima, para ocupar este trabalho que surgiu com a chegada da cooperativa. Hoje faço o manejo da ração que é dada para os peixes que são cultivados neste projeto da barragem, de onde saem milhares quilos de peixes, que abastecem o comércio da barragem e todas as cidades da região”, destaca Manoel.
Fonte: http://g1.globo.com/