Estado americano veta prática do finning depois de ouvir apelos de ambientalistas
O Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, proibiu recentemente a venda, a posse e a comercialização das barbatanas de tubarões. A decisão foi tomada depois que o governador, Andrew Cuomo, assinou uma nova legislação para vetar a pesca da espécie pela técnica “finning”, a qual ele qualificou como “desumana”.
“Não é somente um processo desumano, mas também afeta o equilíbrio natural do ecossistema. Com esta nova lei, Nova Iorque dará sua contribuição para preservar os tubarões”, discursou Cuomo.
Cerca de 73 milhões de tubarões são capturados a cada ano para abastecer a crescente demanda de suas barbatanas, muito apreciadas pelo mercado asiático. Um oriental chega a pagar até R$ 450 em restaurantes especializados.
As organizações ambientais estão por detrás do incentivo à nova lei nova-iorquina. Elas estiveram durante vários anos reclamando a necessidade de proteção dos tubarões, já que o declive das populações vinha sendo acentuado nos EUA.
Atualmente 70 pescadores de Nova Iorque contam com a licença ambiental para a pesca do cação e a cota de captura não passa dos 1400 kg por dia.
Os cações pescados na região são vendidos em especial para o mercado inglês, onde habitualmente os filés são usados para a confecção do famoso prato “fish & chips” (peixe com batata frita), enquanto que as barbatanas vão para a Ásia.
Os restaurantes orientais de Nova Iorque, que incluem em seus cardápios a sopa de barbatanas, são grandes compradores deste ingrediente. Por conta disso haverá uma fiscalização mais rígida, inclusive em pontos, como os portos, onde os produtos são comprados.
Já os ecologistas americanos asseguram que não querem atacar as tradições culinárias da Ásia. No entanto, rechaçam as práticas de pesca do tubarão para obter as barbatanas, conhecida como finning. Nela os animais são dilacerados e soltos vivos no mar, sangrando. Depois acabam morrendo.
Washington, California, Illinois e Oregon são outros estados americanos que aderiram à proibição da pesca ao tubarão nos Estados Unidos.
Fonte: http://revistapescaecompanhia.uol.com.br