Além de Manaus, os mercados de São Paulo e Goiás já foram abertos pelo governador Confúcio MouraEm dois anos e nove meses de governo a produção de tambaqui em cativeiro em Rondônia teve um aumento significativo, informou o secretário regional de Governo em Ji-Paraná, Romildo Pereira, em pronunciamento oficial na 1ª Festa do Tambaqui, na comunidade São Simão, na linha 128, KM 10, em Ji-Paraná.
Em meados de 2011 a comercialização de tambaqui no Estado chegou a produzir 12 mil toneladas, conforme estatísticas dos órgãos governamentais. “No mês passado a venda do peixe já superou 50 mil toneladas”, disse o secretário regional, não descartando a possibilidade de essa marca ser superior. “Este dado está contabilizado, é certo”.
O crescimento da criação do tambaqui em cativeiro está diretamente associado ao incentivo governamental por meio do programa “Água Produtiva”. O programa incrementa e potencializa o setor beneficiando os produtores rurais com horas/máquina a custos efetivamente baixos quando comparados aos de padrões atuais.O Água Produtiva foi criado pelo Governo da Cooperação com o intuito de subsidiar o agricultor na incorporação de áreas à piscicultura.
Executado pela Emater, através de suas mais de 60 unidades distribuídas pelo Estado, sob interveniência da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), o programa conta com parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).O pescado vem se tornando um atrativo econômico para os produtores rurais, especialmente aos da agricultura familiar devido a criação não depender de grandes áreas, segundo informou o presidente da Associação da comunidade São Simão, o produtor rural Francisco Mariano.
“Essa atividade tem possibilitando o aumento da produção de pescado gerando assim melhorias na qualidade de vida das famílias beneficiadas”, avalia Mariano. Festa do Tambaqui visa a popularização do consumo do tambaqui, a direção da associação da comunidade São Simão realizou durante dois dias, sábado e domingo, a 1ª Festa do Tambaqui.
“Além da popularização, nosso objetivo com o evento é de angariar fundos para melhorar a infraestrutura da Associação”, explicou o presidente Francisco Mariano.A infraestrutura que se refere o presidente é a aquisição de caminhão frigorífico e fábrica de gelo para que os próprios associados vendam a produção na própria cidade e região. Para o presidente, ainda com as falhas, o evento foi considerado positivo. “O mais importante é que demos o pontapé inicial. Agora é ir melhorando cada vez mais e tornar a Festa do Tambaqui mais um atrativo para Ji-Paraná”, destacou Mariano.
Fonte: http://www.portalrondonia.com