Encontro ecológico realiza mutirão de limpeza no Rio Iguaçu, no Paraná

Encontro ecológico realiza mutirão de limpeza no Rio Iguaçu, no ParanáPara lembrar o Dia Mundial do Rio, comemorado no dia 24 de novembro, o município de São Mateus do Sul, na região sul do Paraná, recebe a 14ª edição do Encontro Ecológico do Rio Iguaçu e a 10º Bóia-Cross, no sábado (23) e no domingo (24). O evento é realizado no Parque do Iguaçu e terá plantio de árvores, mutirão de limpeza do Rio Iguaçu, soltura de alevinos no rio, entre outras atividades.

A programação começa a partir das 10h30 do sábado, com a realização do plantio de mudas de carvalho na Praça do Colégio das Irmãs, no Centro da cidade. De acordo com um dos organizadores do evento, Crisanto Cavalcante, a muda é oriunda do centenário da imigração polonesa na região. “Essa planta foi trazida pelos imigrantes à região e praticamente desapareceu nos últimos anos, nós conseguimos mudas dessa planta centenária e agora vamos realizar a plantação desta árvore importante para o município, pois cerca de 85% dos moradores têm descendência polonesa”, explica.

Às 14h, começa uma atividade de boia-cross em que os participantes descem o Rio Iguaçu em um percurso com duração de aproximadamente duas horas. “Não é uma competição, é mais um passeio mesmo. A expectativa desta edição é de que cerca de 150 pessoas participem desta atividade, embora o limite seja de 200 participantes”, diz Cavalcante.

Segundo a organização, a concentração dos participantes da atividade de bóia-cross será na Parque do Iguaçu, do Centro da cidade, onde as boias serão identificadas e colocadas em um caminhão e levadas até o local onde a descida do rio começa. Os participantes serão levados até o local de ônibus e vans.

No domingo, a programação começa por volta das 7h30 com a concentração dos barqueiros na Parque do Iguaçu. Após uma benção, eles irão subir o rio com barcos a motor e, durante o trajeto de cerca de 25 a 27km, irão coletar lixo encontrado no rio. “É um mutirão de limpeza em que a população junta lixos deixados por pessoas que utilizam o rio para pescar, por exemplo, e acabam jogando resíduos nele. Para participar do mutirão de limpeza do rio não há um número máximo de barcos, mas acreditamos que nesta edição serão aproximadamente 50 embarcações, com no máximo três pessoas em cada um deles”, diz o organizador.

No fim do percurso, que ocorre por volta do meio-dia, os barcos param em um rancho onde haverá um almoço. Conforme o organizador, os alimentos serão levados pelos próprios participantes. No local, o lixo coletado será colocado em uma balsa e, após a confraternização, será levado de volta ao local de partida dos barqueiros, onde será pesado e encaminhado para uma cooperativa de reciclagem.

Para finalizar a programação, às 17h haverá a soltura de cerca de 13 a 15 mil alevinos de espécies nativas do Rio Iguaçu, doadas pela Copel. Depois disso, a programação segue até as 19h com sorteio de barcos e solenidade de encerramento do evento, na Praça do Iguaçu.

Além disso, durante os dois dias de evento ocorrem atividades na Parque do Iguaçu como exposições fotográficas que narram a história do Rio Iguaçu e do município, distribuição de mudas de árvores, venda de doces, salgados e bebidas, acampamentos de escoteiros e torneio de vôlei de areia. Também haverá a apresentação de projetos desenvolvidos por alunos de colégios do município.

Inscrições
Os interessados em participar do bóia-cross podem se inscrever até 13h30 de sábado. Para o mutirão de limpeza, as inscrições são feitas por barco e serão aceitas até às 8h45 do domingo. As inscrições são a doação de um quilo de alimento não perecível e podem ser feitas na Loja São Mateus, na Secretaria Municipal do Esporte e Turismo ou na Secretaria Municipal da Agricultura. Informações sobre as inscrições, participação, atividades e horários podem ser obtidas pelo telefone (42) 3532-2041.

Fonte: http://g1.globo.com