Existem muitas formas de se contar os alevinos que serão entregues para os piscicultores, abaixo segue alguns métodos:
Contadores automáticos: existem, mas são pouco difundidos no Brasil.
Amostragem: Os peixes em questão, são coletados, e colocados em um recipiente uniforme(geralmente uma peneira funda de nylon) são contados manualmente a quantidade existente dentro desta peneira. Este procedimento é realizado por três vezes, tirando-se uma média e as contagens seguintes são realizadas através desta peneira.
Veja exemplo. Digamos que cada peneira caibam aproximadamente 100 alevinos, se cada embalagens contém 500 alevinos, então será colocado 5 peneiras por embalagem, sempre considerando uma margem de erro de 5% que é adicionada. Esse procedimento só deve ser realizado com alevinos padronizados. No caso da empresa Piscicultura Águas Claras, esse método, só é realizado com alevinos de tilapia, com tamanhos entre 2,5 a 3cm.
Contagem individual: Consiste em capturar os peixes e contá-los um a um. É o método mais utilizado pela piscicultura Águas Claras, em todo o segmento de alevinos, pois garante uma contagem mais precisa dos peixes.
Amostragem por peso: Método muito utilizado nos EUA. Sua principal vantagem é a redução da manipulação dos peixes. Consisti em contar um certo número de alevinos e pesar. Após pesa-se uma quantidade maior de alevinos, e estima-se a quantidade.