O Governo Federal ampliará o espaço destinado ao cultivo de peixes em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de 19 mil toneladas para aproximadamente 36 mil toneladas e gerar 270 novos empregos.
Diante da possibilidade de ascensão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) oferecerá entre 18 e 20 de fevereiro, em Ribas do Rio Pardo, a capacitação “Implantação e Manejo Básico de Piscicultura“, para contribuir na produção e na fonte de renda do produtor.
De acordo com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, não se amplia a produção sem elevar o número de profissionais do setor. “Quando nos referimos ao crescimento do volume de pescado, tratamos também da geração de empregos e da necessidade de mão de obra qualificada. Neste sentido, intensificaremos as capacitações para que o setor esteja sempre apto a atender as demandas externas e do Estado”, afirma Beretta.
No curso oferecido gratuitamente pelo Senar/MS, os participantes aprenderão noções de piscicultura, monitoramento da água, manejo de viveiros e peixamento das espécies, que trata do povoamento e repovoamento dos alevinos nos viveiros. Segundo o instrutor do curso, Alyrio Francisco da Costa Neto, a piscicultura abrange quatro tipos de sistema de cultivo: o extensivo, semi-intensivo, intensivo e super intensivo, todos abordados na capacitação “Em Mato Grosso do Sul, o sistema intensivo é o mais utilizado pelos produtores, devido a possibilidade de monitoramento da qualidade da água, quantidade de peixes por metro cúbico e a ágil alimentação que se baseia em ração”, detalha Neto.
Fonte: http://www.capitalnews.com.br