Começa sexta-feira (21) o treinamento Cultivo de Peixes em Viveiros Escavados, uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. A capacitação acontecerá em Teresina até domingo (23).
Com carga horária de vinte horas, o curso contará com aulas práticas e teóricas, nas quais serão abordados temas relacionados às condições necessárias para a prática da piscicultura, preparo dos viveiros, qualidade da água, temperatura, nutrição e alimentação dos peixes, fases do cultivo, despesca e produtividade, tipos de piscicultura e custos de produção, além de linhas de crédito para piscicultores e construção de viveiros.
As aulas teóricas acontecerão sexta-feira (21) e sábado (22). No domingo (23), os participantes irão para a Fazenda Tambaqui e Companhia, localizada a 10 quilômetros de Teresina, onde ocorrerão as aulas práticas.
Para o gestor do Projeto Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro, será um momento de troca de conhecimentos e experiências. “Queremos repassar aos produtores e empreendedores interessados nessa atividade, mais informações sobre como investir e ter sucesso na piscicultura. A ideia é mostrar técnicas de manejo atuais, salientando a importância de aspectos como a temperatura correta da água e medidas de preservação ambiental para a sustentabilidade do projeto”, ressalta Pinheiro.
De acordo com o gestor, a piscicultura é uma atividade bastante promissora no Estado, uma vez que a produção ainda é insuficiente para atender a demanda local. “O Piauí produz sete mil toneladas de pescado ao ano, mas boa parte do pescado consumido na região vem do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Pará. Isso mostra que os investimentos no setor devem gerar bons resultados, basta que se tenha uma estratégia ou planejamento básico que norteie esse trabalho”, afirma.
As inscrições para o curso devem ser feitas na Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro. Maiores informações pelo telefone
Ascom
Fonte: http://www.portalaz.com.br