O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, visitou hoje (27), em São Miguel do Araguaia (GO), a Fazenda Nova Piratininga, que pretende desenvolver um amplo projeto de criação de Pirarucu, o chamado bacalhau brasileiro. Uma das maiores fazendas de criação de gado do Brasil, a Nova Piratininga dispõe de um grande número de áreas alagadas e desenvolve há dois anos um projeto de resgate dos pirarucus nativos, que ficam presos em pequenas lagoas, na área da fazenda, durante a seca do rio Araguaia.
A estrutura da fazenda para a criação de gado impressionou o ministro. A ideia dos proprietários é aproveitar toda essa organização e expertise na área do agronegócio para tornar o cultivo do pirarucu viável economicamente. A fazenda ainda está dando os primeiros passos e espera contar com o apoio do governo federal para o desenvolvimento do projeto. “Minha missão como ministro é desenvolver o setor e o que vemos aqui é um grande potencial para a criação do pirarucu. Temos água em abundância e o peixe é nativo da região, o que deve ajudar muito no desenvolvimento do projeto”, avaliou Lopes.
O ministro estava acompanhado do senador Gin Argelo (DF) e da secretária nacional de aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, que ficou encarregada de proporcionar o intercâmbio entre os técnicos contratados pela fazenda para o projeto e os técnicos do ministério, que já trabalham no desenvolvimento do pirarucu.
O peixe é considerado uma das joias do potencial brasileiro para a aquicultura. Rende filés de alta qualidade e sua carcaça tem 100% de aproveitamento, para fins como rações e até a produção de bolsas e sapatos.
Fonte: http://www.mpa.gov.br