Comer peixes gordos, como o salmão e o atum, pelo menos duas vezes por semana, permite reduzir em até 25% o risco de depressão nas mulheres. A conclusão é de um estudo realizado por investigadores australianos e publicado em Abril na revista científica American Journal of Epidemiology.
A investigação, conduzida por uma equipe do Menzies Research Institute na Tasmânia, Austrália, acompanhou mais de 1.400 homens e mulheres com idades entre os 26 e os 36 anos ao longo de um período de cinco anos, tendo todos os participantes mantido diários onde davam conta dos seus hábitos alimentares (nos quais se incluíam vários tipos de peixe e marisco).
Os especialistas, coordenados por Kylie J. Smith, concluíram que a regularidade da inclusão do peixe, em especial dos peixes ricos em gorduras saudáveis como o ácido ómega-3, na dieta se traduzia numa redução de até 25% no risco de depressão no sexo feminino.
Os benefícios do consumo de peixes como o atum e o salão mantiveram-se, nas mulheres, mesmo depois de considerados fatores associados ao estilo de vida como os hábitos tabágicos, o peso, a prática de exercício físico, o consumo de álcool, a educação e a situação profissional.
Fonte: http://boasnoticias.sapo.pt