Na manhã de quarta-feira (29), o auditório do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foi palco da Abertura do II Encontro Nacional do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.
Segundo o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, o Encontro ‘’marca o inicio do aprimoramento em busca da plena efetivação e consolidação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura’’.
O Plano representa uma grande oportunidade para o setor, seja na pesca ou na aquicultura. A procura pelo diálogo desde os representantes da ponta, servidores do Ministério, bancos, industriais e de todos que vivem do setor é essencial na busca pelo aumento da produção nacional, gerando emprego e renda para o País.
Na pauta do primeiro dia do Encontro, a prioridade foi apresentar o Plano Safra, promovendo um balanço e trazendo à mesa os principais gargalos e dificuldades que o setor pesqueiro e aquícola demandam. Também, uma abordagem direta às propostas da nova versão do Plano.
Na quinta-feira (30), o Encontro continua com mais debates, balanços e encaminhamentos voltados à consolidação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2015, que deverá ser lançado em junho de 2015.
O Plano
O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é uma linha de crédito que financia projetos para aumentar a produção e gerar renda em todo o Brasil.
Com taxas de juros reduzidas e prazos de carência maiores, beneficia pescadores profissionais, marisqueiras, aquicultores de peixes, camarões, ostras, mexilhões e vieiras, algas, peixes ornamentais, além dos agricultores familiares que desejem utilizar seus reservatórios no cultivo de peixe.
Fonte: http://www.mpa.gov.br