A hibridação na piscicultura vem sendo usada de maneira a reunir qualidades de duas espécies em uma e proporcionar um melhor resultado com o vigor hibrido, técnica que já é utilizada há muito tempo em outras as atividades zootécnicas.
O Pintado Pseudoplatystoma fasciatum e a Cachara Pseudoplatystoma coruscans, são espécies com alta demanda de consumo no Brasil e a pressão da pesca extrativista esta levando há um declínio nos estoques naturais, pois a natureza não dispõe de tempo hábil para repor a extração que aumenta a cada ano.
Neste cenário, sabe-se que a única saída é a produção comercial em fazendas de criação, proporcionando uma produção sustentável através de uma cadeia produtiva organizada.
As espécies citadas acima possuem qualidades que a piscicultura deseja, porém, um dos maiores gargalos é o fato de ser exigente de proteína animal de alto valor, o que acaba aumentando os custo na produção, outro fator que tem pesado de forma negativa é sua anatomia, o tamanho da cabeça acaba gerando um baixo rendimento de carcaça trazendo problemas a cadeia produtiva.
Em meados da década de 90 a Piscicultura Águas Claras realizou grandes investimento no estudo de vários bagres brasileiros entre eles um bagre chamado Jundiá da Amazônia do gênero leiarius que tem características importantes por ser uma espécie onívora, ter cabeça pequena e rápido crescimento, porém, apesar de ser um dos maiores bagres onívoros brasileiros seu peso final é relativamente pequeno +/_12 a15 Kg , comparado com o Pintado e a Cachara que podem alcançar pesos entre 30 a 100 Kg.
Como elucidado acima, as duas espécies de peixes possuem vantagens competitivas e uma vez realizada a hibridação se produz um peixe com características que atendam a atividade como.
- Redução do tamanho da cabeça
- Alimentação com rações com menores teores de proteína
- Melhoria na resistência ao manejo da espécie
- Diminuição dos custos na produção de alevinos
Sem dúvida o processo de hibridação desses bagres trará resultados significativos à atividade.
Fonte: Redação Grupo Águas Claras