O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella acompanhado do vice-governador do estado do Amazonas, José Melo participou nesta terça-feira (25), da solenidade de divulgação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, na Assembleia Legislativa de Manaus. Durante o evento, Crivella destacou que o estado é o segundo maior em financiamentos disponibilizados pelo Plano Safra.
“O estado do Amazonas em demanda de crédito ganha de São Paulo. No total já foram emprestados R$ 30 milhões. O estado perde apenas para Santa Catarina cuja frota pesqueira é moderna”, disse Crivella.
O Plano Safra lançado pela presidenta Dilma destina R$ 4,1 bilhões em crédito para a expansão da aquicultura e modernização da frota pesqueira. Em seu discurso, o ministro relembrou a importância de renovar à frota do estado para que não haja desperdícios na produção.
“Nós temos visto que muitos barcos trazem peixes mal acondicionados e esmagados. Precisamos levar a boa notícia ao pescador de que o Plano Safra tem recursos para reformar as embarcações. Os barcos precisam ter melhores condições para que o peixe não chegue estragado no terminal”, ressaltou.
O estado do Amazonas quer alavancar a piscicultura. Para tanto, já desburocratizou as leis ambientais. O vice- governador, José Melo anunciou que a aquicultura é das umas prioridades. “O governo vai subsidiar a ração e o calcário para corrigir o PH, sobretudo das águas pretas para facilitar a criação de peixes em tanques-rede. Essa medida vai ajudar uma parte da população que precisa desse incentivo para retirar do rio, da criação de peixe o sustento das suas famílias”, disse Melo.
Na solenidade foram entregues contratos de créditos para pescadores e para o Sindicato de Pesca de Itaquatiara. Neste mês, o estado contabilizou mais de cinco milhões de financiamentos disponibilizados pelo Plano Safra.
Fonte: http://www.mpa.gov.br