Angola/FipAngola: IPAA descobre novo produto para fabricação de ração de peixes

 Nkosi Luyeye - Director Geral do Instituto de Pesca Artesanal e da Aquicultura

Nkosi Luyeye – Director Geral do Instituto de Pesca Artesanal e da Aquicultura

Luanda – Um novo produto denominado “Jacinto da água” foi descoberto recentemente, nas margens de várias lagoas de Angola, para fazer a composição do fabrico de ração de peixes no país, afirmou hoje, domingo, em Luanda, o director geral do Instituto da Pesca Artesanal e da Aquicultura (IPAA), Nkosi Luyeye.

Em declarações à Angop, a propósito da II edição da Feira Internacional das Pescas e da Aquicultura de Angola (FIPA/2015), que encerra hoje, nas instalações da FILDA, o responsável realçou que a descoberta foi feita por dois técnicos do IPAA formados na área do cultivo de peixe na Indonésia.

Explicou que com o “Jacinto da água” pode-se fazer a composição com a fuba de bombom, óleo de peixe, farinha de peixe, carne de galinha e vitaminas para alimentar os peixes, produtos que se podem encontrar facilmente no país.

Segundo o director, a descoberta deste produto constitui uma inovação para o desenvolvimento da aquicultura comunal ou familiar em Angola, na medida em que o país ainda não produz ração para alimentação dos peixes.

Avançou, por outro lado, que para além do IPAA apostar na capacitação dos pescadores artesanais para o desenvolvimento da actividade piscatória nas pequenas comunidades, também tem o desafio de construir mais centros de apoio para facilitar os praticantes da pesca a nível do território nacional.

No stand do IPAA estão expostos amostras de artefactos de pescas artesanais, marítimas e continental como jaquetas de salva vida, redes, cordas e canoas, bem como uma maquete das infra-estruturas dos centros de apoios aos pescadores.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/angola