Chef deu dicas de como preparar um peixe grelhado, assado e cozido em casa.
A comida caseira nunca foi tão valorizada. Com o confinamento causado pelo novo coronavírus, muita gente se arriscou pela primeira vez na cozinha e fez suas primeiras receitas na quarentena. A comida feita em casa virou uma boa alternativa para economizar e manter a saúde, essencial na pandemia. Para muitos, cozinhar virou um hobby. Para outros, foi a descoberta de um mundo de sabores.
A série ‘Em casa’, do G1, foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Ela é feita com a ajuda de chefs e profissionais da gastronomia que ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo refeições simples e gostosas no dia a dia.
Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o peixe oferece uma grande variedade de benefícios para a saúde. Ele é ainda mais saudável quando preparado em casa, com ervas e temperos frescos. Mas, como escolher e comprar um peixe fresco? Fritar, cozinhar ou assar o peixe? E qual a melhor forma de deixar o peixe saboroso?
Adorador de pescados e conhecedor da culinária caiçara, o chef de cozinha Dario Costa tirou todas essas dúvidas e deu dicas para fazer um peixe bem saboroso em casa. De Guarujá, atualmente ele é um dos participantes e um dos maiores destaques da segunda edição do reality Mestre do Sabor. Dario também comanda a cozinha do restaurante Madê, em Santos.
Como escolher o peixe fresco na hora da compra?
É preciso observar vários fatores na hora da escolha do peixe:
- Olhos devem estar salientes e brilhantes
- Escamas bem aderidas à pele
- Brânquias avermelhadas
- Cheiro do peixe não pode ser desagradável, deve ser suave
Qual o tipo de peixe comprar?
Tente escolher peixes da sua região e priorizar os pescadores locais. No litoral de São Paulo, a pescada branca, a tainha e a sororoca são boas opções, segundo Dário.
“Minha dica é sempre consultar um peixeiro de confiança para saber o que é proveniente da região e escolher o nosso peixe”.
Como fazer peixe grelhado?
Use peixes com mais gordura e firmeza na carne. Segundo o chef, aqueça uma frigideira e deixe ficar bem quente. Adicione um fio de azeite ou manteiga. Coloque o peixe com a parte da pele direto na panela. Coloque um peso em cima do peixe. Depois do peixe grelhado, vire o peixe para grelhar do outro lado.
“A gente mantém a pele do peixe grudadinha na panela e isso, automaticamente, com tempo de dois minutos de cocção, vai soltar rapidamente. Se a gente usar essa técnica, você consegue fazer com que não grude”
Como fazer peixe cozido?
Use também peixes com mais gordura e firmes. Neste caso, priorize os peixes em posta para que eles cozinhem na panela. A posta geralmente contém a parte do osso dorsal. O peixe-espada, o atum e o salmão são algumas opções de peixes cortados em postas. O peixe deve ser cozido por 10 minutos para cada centímetro de espessura.
“Por ter o osso, automaticamente, tem a cartilagem, que fica dentro do osso, o que enriquece o caldo e deixa ele muito mais saboroso”, diz o chef.
Como fazer peixe assado?
O peixe assado é aquele feito direto no forno, em uma assadeira, e também é prático e fica saboroso. A maioria dos peixes ficam bons neste tipo de preparo, segundo o chef, já que no forno o peixe recebe um calor de forma prolongada, não agredindo o ingrediente.
O tempo de cozimento depende do tamanho do peixe. Um peixe pequeno, de cerca de 500 gramas, deve ser levado ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos.
A dica do chef Dário é colocar vários legumes debaixo do peixe e levar ao forno, além de sal, azeite e pimenta.
“Assando, faz com que o caldo do peixe caia sobre os legumes e ajude a cozinhar também. Fica muito bom”, diz o chef
Como temperar o peixe?
Além do sal, o chef sugere utilizar duas ervas para temperar peixes: coentro ou o dill. Outro tempero para regar o peixe e dar um sabor é o limão cravo. Para grelhar, o chef sugere usar manteiga com um pouco de azeite.
“Tem gente que não gosta de peixe, às vezes, por aquele gosto de maresia. A maneira como ele é feito potencializa esse gosto. A manteiga dá uma mascarada nesse gosto, deixando mais acessível ao paladar”
Fonte: https://g1.globo.com