Antes de fazer investimento, o futuro piscicultor deve obter informação sobre o tipo de piscicultura poderá optar para criação de peixes.
Existem alguns modelos que iremos abordar neste artigo, e são eles: criação extensiva, semi-intensiva e intensiva.
Criação Extensiva:
Neste tipo de criação de alevinos serão aproveitadas instalações existentes que foram construídas para outros tipos de finalidade para o cultivo do peixe, por exemplo, reservatórios, lagos, lagoas e açudes, bebedouro de animais, etc.
Este tipo de piscicultura não apresenta muita produtividade porque a alimentação dos alevinos depende da produção natural dos corpos d’água. (não há tanta preocupação com tratamento da água).
Geralmente é um tipo de piscicultura que pode ser desenvolvida como uma atividade secundária gerando uma renda extra para o proprietário.
Criação Semi-intensiva
Neste tipo de criação de peixes, o piscicultor já possui nível técnico mais elevado e visa aumentar seus resultados com a atividade.
O interessante é que neste modelo de piscicultura são utilizados tanques ou viveiros especialmente para esta atividade, diferente da criação extensiva, porém os alevinos ainda são criados com alimentação natural.
O piscicultor tem preocupação com a fertilização da água e com a alimentação dos peixes para que os alevinos possam obter os nutrientes necessários para seu crescimento.
Percebe-se que existe certo profissionalismo neste tipo de piscicultura que o foco já é fazer o negócio torna-se profissional.
Criação intensiva
Neste tipo de piscicultura são projetados viveiros para atingir maior nível de produtividade, afinal o foco será a criação de peixes e o piscicultor precisa obter lucros com esta atividade.
Com o nível técnico elevado, piscicultor procura alimentar o alevino com rações balanceadas que podem proporcionar o máximo desenvolvimento aos peixes.
A preocupação com tratamento da água faz com que o criador de alevino utiliza filtros biológicos, que mantém a qualidade da água e ajuda na manutenção do suprimento de oxigênio.
Este é um projeto de piscicultura profissional que são aplicadas várias técnicas para atingir o máximo de produtividade e obter uma engorda saudável e rápida dos alevinos.