Bahia Pesca e Caixa Econômica criam ação inédita de microcrédito para pescadores

520x325A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, acaba de assinar acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal (CEF) para oferecer microcrédito orientado para estes profissionais. A ação, inédita no País, é considerada pela instituição financeira como um projeto piloto de uma iniciativa que pode ser estendida a todo o Brasil. Nesta primeira etapa, cerca de 450 pescadores de Salvador serão beneficiados com um volume de crédito inicial de até R$ 1 mil por pessoa.

“Mas à medida que estes profissionais forem expandindo sua produção, o volume de crédito ofertado também crescerá. Os recursos serão direcionados para a aquisição de matérias primas e insumos, máquinas e equipamentos ou melhorias nos empreendimentos”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, informando que a empresa será a responsável por fazer a intermediação entre as associações e colônias de pescadores com a Caixa Econômica Federal. “Hoje já temos o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil com linhas de crédito destinadas aos pescadores. A entrada da Caixa Econômica no processo é um caminho natural”, complementa Peixoto, ressaltando que os beneficiários receberão assistência técnica da Bahia Pesca para garantir o sucesso de seus empreendimentos.

O gerente regional da Caixa Econômica Federal, José Anselmo Cunha, acredita que nas próximas duas semanas cerca de 150 pescadores já serão beneficiados com os empréstimos. “Nossa meta é de atingir 450 pessoas até o final de junho”, conta. De acordo com ele, a próxima etapa é expandir o programa de microcrédito para a região norte do estado, beneficiando especialmente os pescadores do Rio São Francisco. “Ganha o pescador, com mais recursos para investir em seus empreendimentos, e ganha o consumidor, que terá maior oferta de pescado”, pontua.

O presidente da colônia de pesca Z-06, de Itapuã, Arivaldo Santana, comemorou a parceria. “Tomar empréstimo é extremamente difícil para o pescador, porque tem poucas garantias a oferecer. Agora será mais fácil investir no negócio próprio e aumentar a produção”, comemora.

CadCidadão

A CEF e a Bahia Pesca utilizarão informações do CadCidadão (base de dados com potenciais beneficiários do programa Vida Melhor) para mapear e atender as famílias com projetos viáveis financeiramente e com alto impacto social na Região Metropolitana de Salvador. Desde 2013 a Bahia Pesca vem cadastrando, no CadCidadão, pescadores, marisqueiras e piscicultores da Bahia em risco social, para que sejam atendidos pelos programas de transferência de renda e capacitação do governo do estado.

Antes da concessão do empréstimo, os técnicos da Bahia Pesca e da Caixa Econômica visitam o empreendimento para fazer um levantamento socioeconômico da atividade produtiva e avaliação da capacidade de pagamento.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br