Está disponível gratuitamente na internet o ‘Catálogo de Peixes da ESEC Cuniã’. A obra em formato digital reúne estudos de pesquisadores sobre as espécies de peixes presentes na Estação Ecológica de Cuniã (ESEC), localizada em Porto Velho.
A obra é resultado de uma pesquisa realizada por meio da parceria entre o Laboratório de Ictiologia e Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO) e Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (Cenbam).
O catálogo digital compilou pesquisas realizadas sobre a fauna de peixes de pequeno porte presente nos cursos de água da ESEC. A obra traz ainda fotografias, dados ecológicos e chaves de identificação das espécies mais abundantes.
A ESEC Cuniã é uma categoria de unidade de conservação de proteção integral, na qual é admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, para a pesquisa científica e visitação para fins educativos.
Segundo os pesquisadores, a ESEC apresenta diversos igarapés que drenam por floresta tropical e por manchas de cerrado, onde a ictiofauna é fortemente dependente do material orgânico importado da vegetação marginal. Das mais de 800 espécies registradas no livro ‘Peixes do Rio Madeira’, 13 estão nos igarapés da ESEC de Cuniã.
Fonte: http://g1.globo.com