Doença foi diagnosticada numa espécie de truta
Pela primeira vez foi detectado câncer de pele em peixes que habitam a região da Grande Barreira de Corais, entre a Austrália e a Papua Nova Guiné, bem abaixo do maior buraco da camada e ozônio. O estudo que identificou a doença foi conduzido por cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e do Instituto Australiano de Ciência Marinha.
A doença foi diagnosticada em peixes da espécie Plectropomus leopardos, conhecido como truta- de- coral, abundante na região. Os peixes apresentaram manchas negras no couro, algumas cobrindo quase todo o corpo, outras atingindo -o apenas parcialmente. Dos 136 peixes analisados, 15% apresentaram essas lesões.
Para Michael Sweet, da Universidade de Newcastle e coordenador do estudo, os números são significativos. “As amostras são de peixes com câncer de ‘pele’ superficial. Mas como o animal fica mais vulnerável ao desenvolver a doença, se locomove menos e come pouco, acreditamos que eles se tornam presas fáceis da pesca e, por isso, pode haver mais casos de doenças nos animais marinhos”, falou.
Fonte: http://revistapescaecompanhia.uol.com.br