Cientistas descobrem câncer de pele em peixes do Pacífico

Cientistas descobrem câncer de pele em peixes do PacíficoDoença foi diagnosticada numa espécie de truta

Pela primeira vez foi detectado câncer de pele em peixes que habitam a região da Grande Barreira de Corais, entre a Austrália e a Papua Nova Guiné, bem abaixo do maior buraco da camada e ozônio. O estudo que identificou a doença foi conduzido por cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, e do Instituto Australiano de Ciência Marinha.

A doença foi diagnosticada em peixes da espécie Plectropomus leopardos, conhecido como truta- de- coral, abundante na região. Os peixes apresentaram manchas negras no couro, algumas cobrindo quase todo o corpo, outras atingindo -o apenas parcialmente. Dos 136 peixes analisados, 15% apresentaram essas lesões.

Para Michael Sweet, da Universidade de Newcastle e coordenador do estudo, os números são significativos. “As amostras são de peixes com câncer de ‘pele’ superficial. Mas como o animal fica mais vulnerável ao desenvolver a doença, se locomove menos e come pouco, acreditamos que eles se tornam presas fáceis da pesca e, por isso, pode haver mais casos de doenças nos animais marinhos”, falou.

Fonte: http://revistapescaecompanhia.uol.com.br