O Oeste que é a maior região de criação de peixes no Estado, representa 69% de toda a produção Paraná, com atuação em 48 municípios, sendo que destes, 11 são da área de atuação da Copacol.
Produção – No ano passado, segundo os dados do Departamento de Economia Rural (Deral), a região foi responsável pela produção de 55,5 mil toneladas de peixe por ano, sendo que 96% são de tilápia. A Copacol contribuiu para esses números com mais de 8 mil toneladas de peixe produzidas em 2016.
Ampliação – Porém, os números serão ainda maiores em 2017, já que a ampliação do abatedouro de peixes em Nova Aurora está em sua fase final e a produção deverá atingir a casa de 140 mil tilápias por dia, até 2018. Desta forma, aumenta também o número de integrados, a geração de emprego e renda para toda a região.
Potencial – Para o presidente da Copacol, Valter Pitol, os dados mostram o potencial da atividade e quanto é viável para os associados investir na produção de peixe. “Vamos aumentar a produção e oferecer mais oportunidade de diversificação aos associados, e geração de empregos para toda a região e produtos de qualidade para os consumidores de peixes da cooperativa”, conclui Pitol.
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br