Por muitos anos a época da quaresma, para os católicos, motivava grande consumo de peixes, mas com o passar do tempo essa prática vem se alterando.
Meri Camilo, proprietária de um restaurante e pesqueiro na cidade de Irati, comenta que os dias que as pessoas mais consomem peixes em seu estabelecimento são a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. “Nos outros dias o movimento é normal, as pessoas comem peixe quando podem e quando querem, geralmente no fim da tarde, depois do trabalho com os amigos tomando uma cerveja, mas não por ser quaresma. Nessa época também começa esfriar e as pessoas começam a preferir ficar em casa. Comparando-se ao fim do ano, quando as pessoas estão de férias e temos os feriados, o movimento cai cerca de 70% nessa época do ano”, explica Meri.
Eduardo Vinícius de Morais é proprietário de outro restaurante da cidade que têm como destaque em seu cardápio pratos à base de peixe e também frisa que o movimento diminui nessa época do ano. “Nós reabrimos em dezembro do ano passado, então estamos sentindo ainda o movimento, mas podemos dizer que ele não aumentou devido ao período de quaresma, quem já está habituado vir ao restaurante permanece vindo, mas não por causa da quaresma e sim por gostar de comer o peixe”, diz.
Por outro lado, a venda do pescado tem um aumento significativo nas redes de mercados. Representantes do comércio local comentam que nesse período a venda de peixes congelados e sardinhas enlatadas têm um aumento de cerca de 60% em relação a outros períodos do ano.
A melhor data para os restaurantes especializados em servir peixe costuma ser a Sexta-feira Santa, quando o movimento é maior. “Na Quarta-feira de Cinzas o movimento não é tão grande, mas na Sexta-feira Santa é o nosso maior movimento do ano”, finaliza Eduardo.
Época boa para comprar peixes
Além da tradição religiosa, a Quaresma coincide com uma época do ano em que muitas espécies estão fora do período de defeso – quando a pesca de determinado tipo de peixe fica vetada ou controlada pelos órgãos de defesa ambiental. A proibição tem como objetivo a reprodução e a consequente preservação das espécies. O reflexo disso para o consumidor é maior variedade de peixes e menor preço.
Cuidados na hora de comprar
Para escolher bons peixes é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar. Especialistas recomendam que é necessário saber se a carne do animal está fresca. As escamas e a carne devem estar bem firmes, os olhos saltados para fora e as guelras vermelhas. No supermercado, eles precisam estar sempre imersos em gelo e em boas condições de higiene. Apenas o bacalhau é comprado salgado.
Fonte – http://hojecentrosul.com.br